INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.205

MIGALHAS nº 3.205

Sexta-feira, 13 de setembro 2013 - Migalhas nº 3.205 - Fechamento às 10h26.

 

"A esperança nos juízes é a última esperança."

Rui Barbosa

(Clique aqui)

Magistratura na berlinda

Com votos veementes, mostrando que o calor está à flor da pele no STF, JB encerrou a sessão de ontem com placar empatado. Cinco ministros entendem que os infringentes são cabíveis, e outros tantos acham que não. O decano da Corte, ministro Celso de Mello, dará o voto de minerva. (Clique aqui)

Voto de Minerva é o mesmo que voto de desempate. Segundo a Mitologia grega, foi o voto dado por Atena (Minerva, no panteão romano) no mito de Orestes. Vingando a morte do pai, Agamemnon, Orestes mata a mãe, Clitemnestra, e o seu amante, Egisto. Sabendo de seu futuro nada promissor, Orestes apela para o deus Apolo, que decide advogar a seu favor, levando o julgamento para o Areópago. A votação terminou empatada. Contudo, Atena, antes de iniciar o julgamento, já havia se manifestado no sentido de absolver Orestes. Eis aí a razão da expressão.

_____________

Momentos

Em nítido encontro que era para ser entre amigos, um jornalista gravou, pelo celular, o ministro Celso de Mello dizendo que manterá a opinião dada em agosto do ano passado, quando - ao negar o desmembramento do feito - disse que o argumento dos réus de que estariam numa instância única não era válido porque eles ainda poderiam entrar com os infringentes. (Clique aqui)

Amigo da Onça - Ser amigo da onça é ser um amigo hipócrita, inconveniente, maldoso ou desastrado. A expressão nasce da história de um caçador mentiroso, que referia que, sem armas, fora acuado por enorme onça, de encontro a uma rocha, ao lado da qual não havia uma árvore, em que subisse, nem um pau ou pedra com que se defendesse. Contudo, escapara, dando um grito tão grande que a onça fugira, em pânico. Um circunstante declarou que isso não poderia ser verdade e que, nas condições descritas, ele teria sido inevitavelmente devorado. Donde a pergunta indignada do mentiroso : Afinal, você é meu amigo, ou amigo da onça ? Daí partiu o caricaturista Péricles para a criação de um tipo cômico, o Amigo da Onça, popularizado nas páginas de O Cruzeiro.

_____________

Antes e agora

Resta agora saber se o ministro vai manter o que já disse sobre o cabimento dos infringentes. A propósito, o G1 recuperou o momento em que o ministro Celso de Mello, em 2012, falou da possibilidade dos infringentes nesta ação. (Clique aqui)

A propósito da expressão "tudo como dantes no quartel-general d'Abrantes". O autor português Antônio Tomás Pires anota que ela surgiu quando da invasão napoleônica em Portugal, no princípio do século XIX. A falta de resistência do governo português, a tibieza do príncipe regente (coroado no Brasil como D. João VI) e a tranquilidade com que o General Andoche Junot, Duque Abrantes, se mantinha em seu quartel-general, fez com que o povo cunhasse a expressão, com intuitos epigramáticos. A quem perguntasse como iam as coisas, a resposta dada era infalivelmente : "Tudo como dantes no quartel-general d'Abrantes".

_____________

Cena de jogo

Felipe Recondo diz no Estadão que os contrários ao novo julgamento fizeram ontem "catimba" para adiar o voto de desempate de Celso de Mello. E mesmo ele querendo votar, JB teria interrompido a sessão. Aliás, Celso de Mello teria ido ao presidente e dito que queria falar, tinha voto pronto, e que o resumiria em 5 minutos. No entanto, JB teria feito ouvidos moucos. A tentativa, conta o jornalista, é que os contrários à tese dos infringentes consigam convencer o colega. (Clique aqui)

Para Inglês ver - Expressão surgida durante o Império, quando o Brasil firmou convênios com a Inglaterra, no sentido da repressão do tráfico de escravos, sendo estabelecidos tribunais mistos, de julgamento, para os navios negreiros apreendidos. Tinha o Brasil a obrigação de patrulhar as costas, as quais eram também patrulhadas pelos navios britânicos. Mas o tráfico continuava, fazendo o governo vista grossa à traficância. Dizia-se, por isso, que o nosso patrulhamento era fictício, isto é, apenas para inglês ver, como uma satisfação platônica aos acordos oficialmente firmados. Machado de Assis, na crônica de A Semana, de 8 de janeiro de 1893, escreve a propósito das posturas municipais : "Que se cumpram algumas, é já uma concessão utilitária ; mas deixai dormir as outras todas nas coleções edis. Elas tem o sono das coisas impressas e guardadas. Nem se pode dizer que são feitas para inglês ver."

_____________

Divergência

O empate até agora, e a constatação de que temos um Supremo dividido, não é motivo para preocupação. Ao contrário, é salutar que tenhamos o debate de ideias.

Cada cabeça, cada sentença - Provérbio de origem latina, cuja forma é : Tot capita, tot sententiae. Numa das comédias de Terêncio, intitulada Fórmio, diz um personagem, no segundo ato : Quot hominis tot sententiae (Cada homem, cada sentença). Depois dele, o poeta Propércio afirmou coisa parecida : Omnia non pariter rerum sunt ominubus apata (Todas as coisas não convêm igualmente a todos).

_____________

Essencial à Justiça

Chegando o fim do processo, independente do que se decidir, é bem o momento de separarmos a figura do advogado da do cliente, coisa que o leigo muitas vezes não faz. 

Advogado do Diabo - Para o povo, em geral, um advogado do diabo é todo aquele que defende uma causa ou ideia contrária ao interesse geral. O termo teve origem na Igreja Católica. Sempre que é iniciado um processo de canonização um advogado do diabo é nomeado pela Igreja, para descobrir os defeitos e fraquezas daquele a quem se pretende santificar. Em latim : Advocatus diaboli, sendo o seu oponente chamado Advocatus Dei (Advogado de Deus).

_____________

Confiança

O alto nível dos debates, ontem, mostra que, independente do que se decidir, ainda há juízes em Brasília.

Ainda há juízes em Berlim - Essa locução é de uso corrente quando se quer demonstrar confiança na justiça, contra as iniquidades dos poderosos e, em particular, dos governantes. Surgiu de um conto em verso do escritor François-Guillaume-Jean-Stanislas Andrieux, membro da Academia Francesa, nascido em Estrasburgo em 1759 e morto em 1833. O conto se intitula "O Moleiro de Sans-Souci". Ai se narra que, quando o rei da Prússia resolveu mandar construir o famoso castelo de Sans-Souci, o seu intendente tudo fez para afastar da vizinhança um modesto moleiro, cujo moinho daria uma nota prosaica a tão belo sítio. O moleiro, porém, não aceitou nenhuma proposta para sair do local e permitir a demolição de seu moinho. Ameaçado com a expulsão violenta, ainda assim não se deu por vencido e gritou, decidido a ir lutar com o rei na justiça : Il y a des juges à Berlin (Há juízes em Berlim). Quando a justiça dá um mau passo, dobrando-se ao poder, também se usa a expressão : Não há mais juízes em Berlim. Aliás o poeta francês mesmo conclui que "on respecte un moulin, on vole une province" (respeita-se um moinho, mas furta-se uma província).

_____________

Muito além da AP 470

Migalhas noticiou nesta semana liminar concedida por juiz da 2ª vara Federal de Osasco/SP para suspender a obrigação tributária de empresa de incluir o crédito de ICMS na base de cálculo das contribuições PIS/Cofins (clique aqui). Em sua fundamentação, valendo-se da analogia, o magistrado fez referência ao julgamento, pelo STF, do RExt 559.937, que decidiu pela exclusão no caso do PIS/Cofins importação. O que Migalhas deveria ter dito, ainda uma vez, a despeito de todas as notas veiculadas sobre o tema, desde 2008, é que sobre o assunto ainda está pendente de julgamento (há 15 anos !), no STF, o RExt 240.785 (esse sim especificamente sobre a inclusão do crédito tributário de ICMS na base de cálculo das contribuições sociais, nos termos do art. 3°, §2°, da lei 9.718/98) e ainda, a famigerada ADC 18, sobre cuja impertinência Migalhas também já teceu longas considerações. Antes do julgamento do RExt 240.785 e da ADC 18, portanto, toda e qualquer decisão de 1ª instância, como a recentemente veiculada, ficará sobrestada, sem produzir efeitos, até que a Corte Superior dê a sua última palavra.

Relações trabalhistas

O advogado deve se manter sempre atualizado, principalmente quando há mudanças legislativas nas relações trabalhistas. Pensando em seus fiéis leitores, Migalhas realiza seminário para discutir e explicar os "Aspectos Práticos das alterações na legislação dos Domésticos". O evento acontece dia 23/9, no hotel Golden Tulip Belas Artes, em SP. Vagas limitadas. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje o escritório Mamere & Ferraz Advogados passa a integrar o Catálogo de Escritórios na cidade de São Paulo/SP. (Clique aqui)

Arbitragem

Direitos individuais do trabalho não podem ser submetidos a arbitragem. Entendimento é da 1ª turma do TRT da 3ª região. (Clique aqui)

Maluquinho

Ziraldo deve pagar, solidariamente com ex-prefeito de Foz do Iguaçu, R$ 65 mil por irregularidades na realização do 3º Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu. A 3ª turma do TRF da 4ª região diminuiu o valor de R$ 200 mil fixado na sentença e manteve os direitos políticos do escritor, suspensos por decisão de 1ª instância. (Clique aqui)

Licitação

CNJ recomenda que tribunais não promovam a dispensa de licitação em concursos para outorga de delegação de notas e registros ou para outros cargos vinculados ao Judiciário. Recomendação se deu em julgamento de pedido de providências que questionava a utilização, pelo TJ/PE, do instituto da dispensa de licitação. (Clique aqui)

Interestadual

ICMS cobrado com base no protocolo Confaz 21/11 não pode ser exigido na entrada de mercadorias no MT. Decisão é da 5ª vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, que entendeu que a exigência seria indevida e determinou a liberação dos produtos apreendidos. Quem patrocinou a ação foi o advogado Diego Diniz Ribeiro, do escritório Tortoro & Toller Advogados. (Clique aqui)

ADIn

A propósito, desde o início de 2012, tramita no STF a ADIn 4.713, sob relatoria do ministro Luiz Fux, em que a CNI questiona o citado protocolo 21, que instituiu a exigência do ICMS nesse tipo de operação. A AGU já se manifestou contra a norma (clique aqui).

Procuradores de SP

Audiência pública no próximo dia 17 discutirá proposta de reformulação da lei orgânica da Procuradoria-Geral de SP. A CCJ da ALESP aprovou a realização do encontro, que ocorrerá no auditório Paulo Kobayashi, às 15h, para debater o PLC 25/13, contestado por integrantes da carreira e que já recebeu 793 emendas (clique aqui).

Lei orgânica

Fazendo referência a célebre frase de Hamlet, a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de SP, Márcia Semer, tece considerações sobre o PLC 25/13, que altera a lei orgânica da Procuradoria de SP e vem mobilizando a classe. Para ela, muitas proposições que integram o projeto não honram a CF ou atendem a reivindicações populares e são tentativas de assegurar submissão da Procuradoria ao poder político de ocasião. (Clique aqui)

Eduardo Saboia

Itamaraty autoriza que diplomata Eduardo Saboia, ex-encarregado de Negócios do Brasil na Bolívia, retorne ao trabalho no próximo dia 1º/10. Ele foi o responsável pela retirada do senador boliviano Roger Molina da embaixada brasileira em La Paz (clique aqui). O advogado Ophir Cavalcante Junior, que defende Saboia, afirmou que não há nada de irregular na conduta do diplomata, sob o ponto de vista legal, que sustente o afastamento.

Numerologia

Sexta-feira 13. Há 11 anos, no 13 de setembro de 2002, também uma sexta-feira (a cada 11 anos, não sendo ano bissexto, o dia do mês também se repete no dia da semana), nascia despretensiosamente o site Migalhas. Embora o informativo já existisse há dois anos, desde 13 de novembro de 2000, ainda não tínhamos uma casa virtual, coisa que só foi possível erguer graças ao valoroso time de bancas de advocacia que nos apoiam (clique aqui). A eles, e a todos os migalheiros, nosso muito obrigado pela companhia diária. Que venham muitas e muitas sextas-feiras 13 de setembro. Teremos uma em 2019 e, como já disse, daqui a 11 anos, em 2024. Até já, queridos leitores.  

Migas

1 - STJ - Questões de concurso para escrevente do TJ/RS são anuladas. (Clique aqui)

2 - TRF da 1ª região - Compartilhamento e retransmissão de sinal de internet não são crimes. (Clique aqui)

3 - TRF da 5ª região - Conselho Regional de Medicina do CE deve promover registro provisório de intercambistas do Mais Médicos. (Clique aqui)

4 - TRT da 1ª região - Mantida justa causa de funcionária que vazou informação privilegiada. (Clique aqui)

5 - TJ/SP - Record deve indenizar participante de pegadinha que teve imagem veiculada sem autorização. (Clique aqui)

6 - RJ -  Sancionada lei 6.528/13, que proíbe o uso de máscaras ou qualquer outra forma de ocultar o rosto em manifestações no Estado. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Uso de máscaras

"'É livre a manifestação do pensamento, sendo o vedado o anonimato' (art. 5º, IV, CF). Portanto, qualquer medida que venha a coibir o uso de máscaras ou rosto coberto em manifestações é plenamente legítima, constitucional e deve ter aplicação imediata. Simples assim." Milton Córdova Júnior

"Simplicidade e transparência"

O sistema tributário nacional é analisado pelo presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO, Roberto Abdenur. Para ele, é preciso modernizá-lo e promover a simplicidade e a transparência, de modo que a tributação se torne menos injusta para a população e menos onerosa para a economia. (Clique aqui)

Advocacia

O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, enumera as prioridades da Ordem em 2013 e como a seccional tem atuado em questões relacionadas ao exercício profissional dos advogados, "buscando contemplar interesses que repercutem diretamente no Direito de defesa do cidadão". (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Diplomacia

Após dois dias de negociações diplomáticas em Genebra sobre o desarmamento do arsenal químico da Síria, o secretário de Estado americano John Kerry e o ministro russo dos negócios estrangeiros, Serguei Lavrov, consideraram a conversa "construtiva" e combinaram outra reunião para o fim do mês, em NY. (MI - clique aqui)

MKT

Hoje é dia de Law Firm Marketing no MI. Não perca as dicas de como divulgar seu escritório. (Clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Arbitragem

A petroleira estadunidense Conoco rejeitou a oferta de compensação feita pelo governo da Venezuela pela nacionalização de três grandes projetos. (LA - clique aqui)

Inconstitucional

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se apresentará ao Tribunal Constitucional para falar sobre o Pacto de Bogotá, que permitiu que a Colômbia fizesse parte da Corte Internacional de Justiça em Haia. (LA - clique aqui)

_____________

Correspondentes

Conhece a seção Correspondentes ? Então, não perca tempo. Com uma nova e eficiente plataforma, apresentamos inúmeros benefícios aos cadastrados. É a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Conheça e faça hoje mesmo o seu cadastro. Ao final do informativo, um mural destaca as cidades em que há procura efetiva por profissionais, mas ainda não temos ninguém cadastrado. Ou seja, eis aí a oportunidade ! (Clique aqui)

Cidade do Rock

Começa hoje o Rock in Rio. Pensando nas demandas judiciais relacionadas ao evento, o TJ/RJ vai montar um posto de atendimento do JEC. O trabalho será realizado em regime de plantão e terá início às 14h dos dias de shows e término quando forem encerradas as apresentações.

Diversidade Sexual

Tomam posse no próximo dia 1º/10 os integrantes da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB : Maria Berenice Dias (presidente), Chyntia Aquino da Costa Barcellos Milazzo (vice-presidente) e Rosangela da Silveira Toledo Novaes (secretária) ; os membros Antônio Lopes Muniz, Fabio Viana Oliveira, Filipe de Campos Garbelotto, Flavia Brandão Maia Perez, João Felix de Santana Neto, Lucas de Alencar Oliveira e Raquel Pereira de Castro Araujo. Marcelo Luiz Francisco de Macedo Bürger e Marianna de Almeida Chaves Pereira Lima serão os consultores.

Liga Jurídica

Amanhã é dia de futebol de campo na Liga Jurídica. Na terceira rodada, o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados enfrenta o líder AIDAR SBZ Advogados e, com o mesmo número de pontos na tabela, Demarest Advogados joga contra o Pinheiro Neto Advogados. Acompanhe o campeonato. (Clique aqui)

Fachadas

A imponente arquitetura marca a fachada do escritório de São Paulo/SP. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. A leitora premiada hoje é Fátima Siqueira de Sene Oliveira. (Clique aqui)

Emprego

Aproveite o fim de semana para encontrar seu próximo emprego. Confira as novas vagas da Michael Page, atualizadas com as melhores oportunidades do meio jurídico. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 47 anos, no dia 13 de setembro de 1966, a lei 5.107 criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e deu outras providências. A norma foi revogada, em 1989, pela lei 7.839. Atualmente o FGTS é regido pela lei 8.036, de 11 de maio de 1990.

Sorteio

A obra "Recursos Eleitorais e Outros Temas" (Atlas - 257p.), de José Jairo Gomes, reúne estudos realizados no âmbito do Direito Eleitoral, com foco nos recursos eleitorais, recurso contra expedição de diploma, crime eleitoral e processo penal eleitoral. Concorra ao exemplar ofertado pela editora. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 20, a Editora Del Rey lança a obra "Síndrome do Pânico e Trabalho", de Maria Inês Vasconcelos. O evento será em BH, no Automóvel Clube Minas Gerais, a partir das 20h30. (Clique aqui)

A Editora Método acaba de lançar o livro "Resumo Direito Ambiental - Esquematizado", de Frederico Amado. A obra aborda de forma prática temas importantes do Direito Ambiental brasileiro, presentes nos principais concursos públicos do Brasil.

A "Revista Atualidades" acaba de ser lançada pela Thomson Reuters - FISCOSoft. Com periodicidade mensal, a publicação trará temas relevantes em nove seções fixas. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Coriolano Almeida Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, palestrará no painel de abertura do "22° CNASI - Latino-Americano", dia 17/9, das 11h15 às 12h15, com o tema "Privacidade de dados - invasão da individualidade x riscos globais". (Clique aqui)

Gilberto Giusti e Renato Stephan Grion, do escritório Pinheiro Neto Advogados, serão palestrantes do "XII Congresso Internacional de Arbitragem do CBAr", no Sheraton WTC Hotel, em SP, de 19 a 21/9. (Clique aqui)

O advogado Thiago Rodovalho, do Basilio Advogados, ministrará as aulas do curso "Arbitragem para advogados - Módulo I", dias 19 e 20/9, no DF.

Kárim Ozon, do Veirano Advogados, será a coordenadora do "9º Prêmio Brasil Ambiental", que tem como objetivo reconhecer as melhores práticas ambientais desenvolvidas por empresas. O evento acontece dia 19/9, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa/RJ.

Frederico José Straube, presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, palestrará no "Seminário Internacional de pós-graduação Brasil-Rússia", que tem como tema "BRICS. Energia. Cooperação bilateral e ação multilateral. Circulo Langsdorff de reflexão Brasil-Rússia". O evento será realizado dias 16 e 17/9, em SP. (Clique aqui)

O escritório Tauil & Chequer Advogados convida para o café da manhã em que será apresentado o tema "Nova lei anticorrupção. O que sua empresa precisa para se adequar à nova lei. Experiência internacional e prática brasileira". A palestra será conduzida por Salim Saud e Anne Caroline Prudêncio, em SP, nos dias 17 e 18/9. (Clique aqui)

No dia 24/9, em SP, Kiyoshi Harada, do escritório Harada Advogados Associados, participará do "21º Simpósio de Direito Tributário", abordando o tema "Questões de tributação de serviços procedentes do exterior, a tributação do leasing e a tributação da franquia".

Carlos Miguel Aidar, do AIDAR SBZ Advogados, embarcou ontem para a reunião anual do Conselho Jurídico do Comitê Paralímpico Internacional, em Bonn, na Alemanha. Aidar é o único sul-americano presente no encontro.

INSS

O IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa está com inscrições abertas para o curso preparatório on-line "Analista do INSS". (Clique aqui)

Virtual

Com o objetivo de proporcionar uma visão melhor sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Direito Civil

O CEU-IICS Escola de Direito realiza, dia 27/9, o "VIII Simpósio Nacional de Direito Civil". O evento tem a coordenação acadêmica de Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery, Antônio Jorge Pereira Júnior, Rodrigo Fernandes Rebouças e Rodrigo de Lima Vaz Sampaio, e tratará dos temas : "O Código Civil no 10º ano de vigência - Impacto nas relações contratuais, empresariais e de consumo". (Clique aqui)

Indulto

A ESA da OAB/SP vai sediar discussão sobre indulto do conselho nacional de política criminal e penitenciária nos dias 30/9 e 1º/10. Entre os assuntos estabelecidos para esta sessão, estão o "Decreto de indulto do ano de 2013" - que terá a sua redação final analisada - e a "Reforma da lei de execução penal". (Clique aqui)

Administrativo

Estão abertas as matrículas para a palestra "Direito Administrativo da Infraestrutura", promovida pelo Instituto de Direito da PUC-Rio, dia 4/11, das 19 às 21h, no campus do Centro. (Clique aqui)

Saúde

O curso "Judicialização da saúde no Brasil", realizado pelo IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito, acontece dia 21/9. Faça sua inscrição utilizando o cupom migalheiro e ganhe 10% de desconto. (Clique aqui)

Orçamento

A palestra "Royalties na lei orçamentária", realizada pela sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público, acontece dia 19/9, em SP. (Clique aqui)

Participe

No dia 19/9, a Editora NDJ promove o simpósio "Básico de Contratos Administrativos", em SP (clique aqui), e, no dia 24/9, "Licitações para obras e serviços de engenharia", no RJ (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Cortesias

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para o seminário "Danos psicológicos/psiquiátricos e as doenças do trabalho" (clique aqui), dia 20/9, e para o workshop "Atuação do preposto na justiça do trabalho" (clique aqui), dia 2/10, ambos em SP.

Formação

Nos dias 26 e 27/9, a Editora Lex realiza o curso "Formação e habilitação de pregoeiro", em SP. (Clique aqui)

Processo civil

O curso "Extensão em Processo Civil", realizado pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, acontece dia 28/9, em SP. (Clique aqui)

Eventos

Confira os cursos promovidos pela AASP, em SP :

"Agravo de instrumento e agravo regimental", dia 16/9. (Clique aqui)
"Prática forense previdenciária : benefícios", de 16 a 25/9.
(Clique aqui)
"Recurso extraordinário", dia 17/9.
(Clique aqui)

Cursos

Confira abaixo os cursos promovidos pela Thomson Reuters - FISCOSoft, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

21/9 - "SPED Fiscal - EFD - Teoria (Pacote Excelência)". (Clique aqui)
21/9 - "Formação do preço de venda : O impacto dos tributos indiretos".
(Clique aqui)
24/9 - "Tributação dos pagamentos internacionais : Serviços e intangíveis - (Incluindo SISCOSERV)".
(Clique aqui)

Muita sorte

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela Editora NDJ para o simpósio "Licitações e Contratações Sustentáveis", dia 17/9, em SP, é Fernanda Figueiredo Reis. (Clique aqui)

Lauda Legal : Túlio Farias Lima, advogado em Campina Grande/PB, faturou o livro "Manual de Direito Tributário" (Saraiva - 5ª edição - 1.162p.), do professor Eduardo Sabbag. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O premiado com a obra "Manual do Advogado da União e procurador Federal - Teoria e Prática" (Jus Podivm - 214p.), de Juliano Escoura, é Gabriel Schmidt Marin, de Santa Maria/RS. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Camilo Castelo Branco

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Nhamundá
BA/Belmonte
BA/Tanhaçu
CE/Porteiras
CE/Saboeiro
GO/Aporé
GO/Cavalcante
MA/Davinópolis
MA/Guimarães
MA/São Domingos do Azeitão
MA/Trizidela do Vale
MG/Gurinhatã
MG/Iguatama
MG/Itumirim
MG/Jeceaba
MG/Pirapetinga
MG/São João do Paraíso
PA/Curuçá
PA/Uruará
PE/Santa Maria do Cambucá
PE/Triunfo
PI/Francisco Santos
PI/São José do Peixe
PR/Grandes Rios
PR/Ipiranga
RR/Rorainópolis
SC/Abdon Batista
SC/Celso Ramos
SC/Santa Cecília
SE/Ilha das Flores
SP/Barrinha
SP/Tarumã
SP/Torrinha
TO/Arapoema
TO/Lavandeira

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Bohener Seeking Democrats' Help On Fiscal Talks"

The Washington Post - EUA

"U.S - Russia talks on Syria are off to a tense start"

Le Monde - França

"Hollande ressuscite la politique indrustrielle"

Corriere Della Sera - Itália

"Primo voto sul caso Berlusconi"

Le Figaro - França

"La gauche rattrapée par la colère fiscale"

Clarín - Argentina

"Habrá penas por la ley y hasta expulsión por el acoso escolar"

El País - Espanha

"Rajoy mantendrá el diálogo discreto con Mas para enfriar la Diada"

Público - Portugal

"Governo cria entidade que escolhe gestores da RTP por concurso"

Die Welt - Alemanha

"Doch kein Krieg ? Assad will Giftgas abgeben"

The Guardian - Inglaterra

"Strikes ahead as ministers sell Royal Mail"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"STF deixa para Celso de Mello decisão sobre novo julgamento"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Julgamento chega a 5x5, e STF adia final do mensalão"

O Globo - Rio de Janeiro

"Dividido, Supremo adia destino de mensaleiros"

Estado de Minas - Minas Gerais

"5x5 - E agora, ministro ?"

Correio Braziliense - Brasília

"Um país à espera de Justiça"

Gazeta do Povo - Paraná

"Nas mãos do ministro Celso de Mello, mensalão caminha para novo julgamento"

Zero Hora - Porto Alegre

"Com a palavra, Celso"

O Povo - Ceará

"O futuro do julgamento nas mãos de Celso de Mello"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Mensaleiros nas mãos de um homem"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour

· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luiz Leonardos Advogados 
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Rahal e Meggiolaro - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados 
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados 
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados    
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados 
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados 
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados 
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados 
· Átila Machado & Advogados
· Ayres Ribeiro Advogados 
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg e Pedretti Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Laura Figueiredo Advogados Associados 
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/DF
· IBMEC/MG
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IMIA - Instituto Metodológico de Informação e Aprendizagem
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Judiciale
· Kurier Tecnologia 
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· OfficeTotal Shop
· Pezco Microanalysis
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters - FISCOSoft
· Thomson Reuters - selo editorial Revista dos Tribunais
· TOP PRIME
· TOTVS
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas 
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo 
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial 
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais 
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual    
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ  
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil 
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR