INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 3.567

MIGALHAS nº 3.567

Terça-feira, 3 de março de 2015 - Migalhas nº 3.567 - Fechamento às 9h55.

"A função de denunciar os crimes públicos não é uma faculdade : é um encargo."

Rui Barbosa

(Clique aqui)

Editorial

Quem espera hoje à tarde uma hecatombe em Brasília, por conta do pedido de investigação do procurador-Geral, pode ir tirando o cavalinho da chuva. A montanha vai parir um rato. Isso porque será, por enquanto, um pedido de investigação, ainda toldado pelo segredo de Justiça. Diz-se que o procurador irá pedir o fim do sigilo. Mas isso depende de posterior decisão do STF. Ou seja, amanhã o dia amanhecerá como hoje. O que se deve ter em mente é se o parquet, titular da ação, terá "interesse" em aprofundar as investigações, e se a persecução penal terá vigor mesmo diante de nomes poderosos. Não se pode, de antemão, dizer que há pusilanimidade. Mas é preciso ficar atento. Temer eventual crise política, não é motivo para que não se vá às raízes desse mal que é a corrupção. Estamos diante de uma oportunidade única de mudar nossa matriz política. Feridas serão abertas, problemas vão surgir. Não será indolor. Mas devemos curá-las e enfrentá-los. Estamos diante de nosso Cabo do Medo. E o poeta Fernando Pessoa já dizia que para passar além do Bojador é preciso passar além da dor. (Compartilhe)

A Escolha de Janot

Rodrigo Janot deve entregar hoje ao STF a lista com os nomes de políticos suspeitos de participar do esquema de corrupção da Lava Jato. Dizem que o procurador-Geral da República apenas pedirá a abertura de inquérito, apesar das notícias darem conta de que já há provas para a apresentação de denúncias contra alguns parlamentares. Seria a escolha de Janot - de dar "tratamento isonômico" aos suspeitos - correta ? Acompanhe conosco o que pensam alguns promotores e advogados. (Clique aqui)

Pose para a foto

Ao sair, na noite de ontem, da sede do MPF, Rodrigo Janot protagonizou uma cena atípica. Após conversar com manifestantes que o aguardavam em frente ao prédio, o procurador-Geral da República posou para foto segurando cartaz com os dizeres : "Janot vc é a esperança do Brasil!". Sobre a Lava Jato, afirmou que "quem tiver que pagar, vai pagar". Espirituoso, ainda disse que "se eu tiver que ser investigado, eu me investigo". (Clique aqui)

Empresa Limpa

Com o objetivo de debater as repercussões jurídicas da lei anticorrupção (12.846/13), Migalhas realiza, no dia 16 de março, o seminário "Lei da Empresa Limpa : Aspectos Práticos", das 9 às 18h, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej. Garanta já o seu lugar ! (Clique aqui)

Vaga no STJ

Está marcada para o próximo dia 11 a sessão plenária do STJ para montagem da lista tríplice de candidatos à vaga do ministro Arnaldo Esteves Lima. Em julho de 2014, foi divulgada a lista dos que concorriam. Mas ela foi alterada porque o ministro Francisco Falcão, ao assumir a presidência, prudentemente mandou reabrir o prazo para novas inscrições. Migalhas vem há algumas semanas instando a Corte para que divulgue quem são os inscritos, uma vez que se trata de um procedimento público, e no qual a publicidade só o faz enobrecer. No entanto, todas a tentativas até o momento foram baldadas. De modo que o rol segue esconso. Por óbvio este rotativo, bem informado, tem conhecimento dos nomes, mas não quer divulgá-los por divulgar. Quer, isto sim, que o meio jurídico reflita sobre eles de maneira pública. Ou seja, mais do que apresentá-los, quer que a escolha seja pública. É pedir mais do que diz a lei ? Enfim, como já dito, sabemos quem são os candidatos, inclusive qual é o preferido do atual presidente e, como tal, favorito. Trata-se do integrante do TRF da 4ª região Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Ocorre que Thompson Flores pleiteia cadeira destinada a desembargador Federal, conquanto seja oriundo do MP, e pelo parquet tenha ascendido ao TRF. Tal "trampolim", como se sabe, vinha sendo visto com maus olhos nos últimos tempos. No TST, por exemplo, parece haver regra expressa vedando que integrante de TRT que chegou pelo Quinto ocupe cadeira destinada a juiz de carreira. Proibição não expressa no STJ, mas que nas últimas escolhas, como dito, vem sendo obedecida. Mas isso é apenas uma observação que não deslustra a reconhecida e festejada cultura do desembargador Thompson Flores, muito menos sua história. Com efeito, estamos a falar do trineto do Coronel Thompson Flores, que morreu na Guerra de Canudos, conforme nos informa o migalheiro Euclides da Cunha, e do neto do falecido ministro do STF Carlos Thompson Flores, que chegou à presidência da Corte, quando então foi saudado pelo colega Djaci Falcão, que vem a ser ninguém menos do que o saudoso pai do presidente do STJ, Francisco Falcão. Por tudo isso, e em respeito à memória jurídica, só faria bem ao processo de escolha do novel ministro se a luz da publicidade recaísse sobre ele. (Compartilhe)

Súmulas

STJ edita três novas súmulas (517, 518 e 519). Verbetes tratam de honorários e cabimento de recurso especial. (Clique aqui)

Justiça gratuita - Renovação

Não há previsão legal que autorize a exigência de renovação do pedido de assistência judiciária gratuita, já concedido, em cada instância e a cada interposição de recurso, mesmo nas instâncias superiores. O entendimento foi pacificado pela Corte Especial do STJ. Para o relator, ministro Raul Araújo, a exigência é uma afronta ao princípio da legalidade. (Clique aqui)

Penhora - Braskem

O ministro Herman Benjamin tornou sem efeito decisão que deferiu penhora on-line dos ativos financeiros da Braskem em processo de execução fiscal. De acordo com o ministro, a decisão não analisou petição protocolada pela empresa, que alegou e trouxe provas de que a PFN reconheceu a existência de causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário. O escritório Garcia & Keener Advogados representa a empresa. (Clique aqui)

Cadastro de inadimplentes

O juiz Federal convocado Marcelo Guerra, do TRF da 3ª região, determinou a retirada do nome de uma empresa do Serasa e a expedição de certidão positiva com efeitos de negativa. Para o magistrado, na ocorrência de fato superveniente, no caso, depósito - o qual suspende a exigibilidade do crédito tributário ou garante a execução fiscal -, "deve ser cancelada a restrição do Serasa, com exclusão do nome do devedor". A empresa foi representada pelo escritório Küster Machado - Advogados Associados. (Clique aqui)

Migas

1 - TST - É válida norma que autoriza desconto nos salários de caixas de supermercados por cheques devolvidos. (Clique aqui)

2 - TRF da 5ª região - Pena de perdimento não é razoável se não há intenção de ocultar real comprador de operação de importação. (Clique aqui)

3 - TJ/SC - Dona de carro furtado durante greve da polícia civil será indenizada pelo Estado por danos morais. (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje, o escritório Athayde Advogados Associados passa a integrar o Catálogo de Escritórios em Curitiba/PR. Faça um tour virtual pela banca. (Clique aqui)

Lei do motorista profissional

Foi sancionada hoje a lei 13.103/15, que regulamenta o exercício da profissão de motorista. A norma altera a CLT, o Código de Trânsito Brasileiro e a lei de empresas e transportadores autônomos de carga, e disciplina a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional.

Novo CPC

Com o propósito de discutir as alterações do novo Código de forma prática, Migalhas realiza o seminário "Novo CPC - Aspectos Práticos", dia 13 de abril, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej, das 9 às 18h. Inscreva-se. (Clique aqui)

____________**** ____________

Morre Paulo José da Costa Jr.

Faleceu na manhã de ontem, em SP, aos 90 anos, o jurista Paulo José da Costa Jr. Formado pelas Arcadas (Turma de 1946), era titular da cadeira de Direito Penal da faculdade onde bacharelou-se. Deixa quatro filhos, entre eles o também advogado Fernando José da Costa. O velório foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Paulo José da Costa Jr.

"Quando a direção desta Casa convidou-me para saudar Paulo José da Costa Jr., de pronto e com júbilo aceitei, sem atentar para o fato de existirem inúmeros outros que, com mais ênfase, poderiam fazer muito melhor.

Aceitei, no entanto, porque a ele devo o rumo de minha vida profissional.

Como todo bom estudante do Largo de São Francisco, estava eu já no quarto ano, pendurado pelo pescoço com uma dependência de Direito Penal do severo professor do segundo ano, o eminente Basileu Garcia. Afora, é claro, uma outra dependência com o Prof. Cezarino Junior, não menos rigoroso, pois há vinte três anos reprovava, sistematicamente, ano a ano, Francisco de Paula da Silva Torres, meu colega de infortúnio, um dos estudantes eternos das Arcadas e que partiu para a eternidade sem ter sido aprovado em Direito do Trabalho.

Segundo corria pelas salas, o mesmo acontecera com Paulo Bomfim, mas este - não tão persistente como Chico Torres - desistiu do curso e foi ser poeta.

E lá estava eu : sem condições de fazer versos e sem nenhuma pretensão de morrer acadêmico de São Francisco.

Eis que o prof. Paulo José da Costa Jr. escolhe aquela turma do quarto ano para dar aulas. Seu nome já ecoava desde há muito pelos corredores da Faculdade como uma das mais privilegiadas inteligências surgidas nas sesquicentenárias Arcadas e mais se acentuara desde que, em brilhante concurso, conquistou uma das cadeiras de Direito Penal defendendo a necessidade da tutela penal da intimidade contra violações crescentes motivadas principalmente por novos engenhos eletrônicos.

Recebemo-lo com o respeito que sua fama impunha, e a insubmissão normal dos jovens permitia.

No final da aula, estávamos todos cativados. E surpreendidos. Acostumados com digressões jurídicas que não deviam diferenciar muita das que, há 150 anos, eram feitas por Arouche Rendon, o ágil estilo do novo mestre deixara os alunos da frente boquiabertos, e os do fundo - a "canalha" - de boca fechada.

De súbito, o Direito Penal, regulador dos maiores bens do homem - a vida, a liberdade, a tranquilidade, a integridade física - tudo adquiriu um valor que até então não chegara até nós com nitidez.

Despertou-nos Paulo José da Costa Jr., com a vivacidade de sua mente, com reconhecida verve de seu espírito e com a vastidão de sua cultura.

Trazia para isso um cabedal assombroso. Advogado com notável banca, catedrático da Universidade Mackenzie, membro de inúmeras instituições ligadas ao Direito Penal e à criminologia, doutor pela Universidade de Roma, historiador, autor de várias obras jurídicas, Paulo José da Costa Jr. havia há pouco conquistado o título de Professor da Universidade de Roma, com o que adquiriu o direito de lecionar em qualquer Faculdade da Itália, coisa que nenhum outro latino-americano conseguira.

Discípulo e amigo de Giulio Battaglini e de Giuseppe Bettiol, coordenou a tradução para o português das duas grandes obras desses penalistas italianos, trabalhos que, aqui publicados, integram obrigatoriamente qualquer biblioteca jurídica brasileira.

E como "tempo" - repetia-nos sempre - "é uma simples questão de preferência", encontrava ainda algum momento vago na semana para manter por largos anos, primeiro na Folha de S.Paulo, depois no Diário Popular, a coluna "Delito e Delinquente", saborosas crônicas saídas de sua pena leve e perspicaz.

Tínhamos nós, pois, como estudantes, razões de sobra para nos encantar com o Professor. E com um acréscimo providencial, característica que o coração largo do Dr. Paulo José da Costa Jr. por certo herdou de Bettiol : não conseguia reprovar alunos...

Por tudo isso, o Direito Penal, até então uma tortura, tornou-se para todos um verdadeiro fascínio. Essa atração me fez Delegado de Polícia, apaixonante cargo que nunca pensara ocupar, e depois Promotor de Justiça e Juiz.

- No assento etéreo onde agora subiste, Giulio Battaglini certamente está a repetir o que já disse ao sr., à porta daquele velho apartamento debruçado sobre Roma naquele começo de primavera de 1960 : "- Professore Da Costa. Onoratissimo. Prego."" Carlos Alberto Bastos de Matos (1946-2004), adaptado com trechos de discurso da saudação feito em 24.X.1985. (Compartilhe)

____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

_____________

Direito Societário

O advogado J. V. Rabelo de Andrade, da banca Martorelli Advogados, aborda a questão da obrigatoriedade da publicação das demonstrações financeiras pelas sociedades. (Clique aqui)

Periculosidade - Bancários

A advogada Daniela Costa Gerelli, do escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados, fala do adicional de periculosidade ao bancário. (Clique aqui)

Inglês jurídico

Na coluna de hoje, Luciana Carvalho explica o verbo "evade", que significa sonegar, burlar. (Clique aqui)

Rio 2016

A coluna Migalaw conta com o valoroso patrocínio do Banco Bradesco, que é patrocinador oficial da Olimpíada Rio 2016. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Casamento homoafetivo

Tribunal Federal de Nebraska declara inconstitucional a proibição ao casamento homoafetivo. (MI - clique aqui)

Efeito Lava Jato

Empresa chilena está perto de substituir a brasileira OAS no Uruguai. (LA - clique aqui)

_____________

Prestação de serviços

As melhores oportunidades você encontra na seção Correspondentes. Seja contratado por grandes empresas e escritórios para prestar serviços jurídicos no seu município ou em localidades próximas. Confira, no final do informativo, as cidades onde há procura por profissionais e ainda não temos nenhum cadastrado. (Clique aqui)

Publicação de peso

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, inicia a terceira edição do "TOP LAWYERS", sofisticado projeto editorial que reúne destacadas bancas do mercado jurídico. Conheça os valorosos nomes que já integram o projeto, entre eles o de Rocha, Marinho e Sales Advogados. (Clique aqui)

Direito Financeiro

O tributarista Gustavo Brigagão, sócio do escritório Ulhôa Canto Advogados, tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro. A entidade tem como objetivo estimular os estudos de Direito Tributário no Brasil, realizando cursos, seminários, palestras e debates.

Falecimento

Faleceu, no domingo, aos 68 anos, o desembargador do TJ/SP Ivan Marques da Silva. Nascido em Campo Grande/MS, formou-se em Direito pelas Arcadas (Turma de 1974). Ingressou na magistratura em 1976, foi juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil (1993) e do Tribunal de Alçada Criminal (1993). Fazia parte do quadro de desembargadores do TJ bandeirante desde 2004. Atualmente, integrava a 2ª câmara de Direito Criminal. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 493 anos, no dia 3 de março de 1522, carta régia de D. João III confirmou a doação da ilha de São João, feita por D. Manuel em favor de Fernão de Noronha, de quem a mesma ilha tomou o nome. A propósito da paradisíaca ilha, o jornal Valor Econômico informa hoje que ali, mais especificamente na Vila do Trinta, o banco Bradesco acaba de inaugurar mais uma agência. (Compartilhe)

Sorteio - Lauda legal

O contrato só faz lei entre as partes, certo ? Como muitas das questões jurídicas, em termos. Na obra "Vínculo Obrigacional e seus Efeitos perante Terceiro" (236p.), o advogado e professor universitário Fábio Pinheiro Gazzi demonstra o acerto das hipóteses em que tais efeitos alcançam o chamado cúmplice. Leia a resenha de Roberta Resende e inteire-se do assunto. Ao final, como de praxe, haverá o sorteio de um exemplar, uma gentileza da Editora Lex. (Clique aqui)

Sorteio - I

A obra "Direito Tributário : Imposto, Tributos Sinalagmáticos, Contribuições, Preços e Tarifas, Empréstimo Compulsório" (Atlas - 243p.), de Edvaldo Brito, trata-se de um estudo de conceitos e institutos jurídicos integrantes do campo normativo. A obra foi gentileza da editora. (Clique aqui)

Sorteio - II

Considerando aspectos como o alinhamento de valores e culturas dentro de um ambiente integrado, a obra "Guia para a Compra e Venda de Empresas" (LTC - 146p.), organizada por Paulo Gurgel Valente, alcança o objetivo central de passar a técnica do tema de forma acessível. A obra foi doada pelo escritório Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados para sorteio. (Clique aqui)

Migalhíssimas (Compartilhe)

A advogada Ana Tereza Basilio, do escritório Basilio Advogados, fala sobre "Arbitragem", nesta quinta-feira, às 18h, no Ibmec do Centro.

No dia 7/3, às 9h, em SP, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, do escritório Almeida Camargo Advogados, será presidente de mesa do painel "Violência contra a mulher no ambiente virtual e sua repercussão no ambiente familiar", durante o "II Congresso das Comissões da Mulher Advogada e de Direito de Família e Sucessões em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher". (Clique aqui)

Fabrício Soler, do escritório Felsberg Advogados, coordena a realização da reunião da Comissão de Direito de Energia no próximo dia 12, às 9h, em SP, para discutir sobre os principais aspectos relacionados a iluminação pública da capital paulista. O encontro terá a presença de Simão Pedro Chiovetti, secretário de serviços da prefeitura de São Paulo.

No dia 25/3, o escritório Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados promove o workshop "Temas polêmicos em Energia, Óleo e Gás Natural em 2015", em SP. (Clique aqui)

Mediação

A CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil, em associação com o CPR - International Institute for Conflict Prevention & Resolution, promoverá o "II International Business Mediation Workshop", no escritório BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão, em SP, dias 26 a 28/4. O curso abordará as habilidades necessárias para o sucesso do mediador empresarial internacional, bem como para o advogado que deseja representar seus clientes em mediações empresariais. O workshop terá como treinadores Robert C. Randolph e Frank Carr e será ministrado em inglês (não haverá tradução simultânea). (Clique aqui)

Direito Notarial

O Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP) e o Instituto Presbiteriano Mackenzie firmaram contrato de parceria para a realização de uma pós-graduação em Direito Notarial. Com previsão de início ainda para 2015, o curso visa o aprofundamento do estudo da área.

Economia dos negócios

Ocorre hoje, às 20h, o encontro com a coordenação do programa de doutorado em "Economia dos Negócios" do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. A iniciativa tem intuito de auxiliar o candidato a conhecer os detalhes do programa, tirar dúvidas sobre o corpo docente, grade curricular e metodologia. (Clique aqui)

Inscrições

As inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu e de curta duração da FGV DIREITO SP (GVlaw) terminam nesta quarta-feira, 4/3. Os cursos disponíveis da pós-graduação são : Direito Administrativo ; Direito Econômico ; Direito Penal Econômico ; Direito Tributário ; Estruturas e Operações Empresariais e Processo Civil. Os cursos de curta duração são : Contabilidade Aplicada ao Direito ; Direito Ambiental : novas tendências ; Empreendimentos Imobiliários ; Formação em Mediação ; Legal English ; O Novo Código de Processo Civil e as Reformas Processuais ; Tendências em Licitações e Contratos Públicos e Valores Mobiliários e Recebíveis. (Clique aqui)

Aulas magnas

A ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional completa 15 anos em 2015, e para marcar o início das comemorações a entidade organizou dois dias de aulas magnas com juristas renomados, dias 10 e 13/3. (Clique aqui)

Especialização

Encerram-se hoje as inscrições para os cursos de especialização em "Direito da Propriedade Intelectual" (clique aqui), no campus do Centro ; e "Direito Desportivo" (clique aqui), no campus da Gávea, do Instituto de Direito da PUC-Rio.

Garantias

Em SP, dia 18/3, o Forum Cebefi promove o curso "Garantias Reais". (Clique aqui)

Simpósio

A AASP realiza o "V Simpósio de Direito AASP", dia 20/3, em Marília/SP. (Clique aqui)

Arbitragem

Em SP, dia 25/3, o CAD - Câmara de Arbitragem Digital realiza o curso "Arbitragem e Arbitragem Digital". (Clique aqui)

Participe

A Editora Lex promove os cursos "Audiência Trabalhista" (clique aqui), dia 10/3, em BH ; e "Gestão para Escritórios de Advocacia" (clique aqui), dias 13 e 14/3, em SP.

Cortesias

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ para os cursos "Hipóteses e procedimentos de rescisão contratual e aplicação de sanções administrativas" (clique aqui), dia 11/3, em SP ; e "Termo de Referência nas Licitações Públicas" (clique aqui), dia 18/3, em BH.

Eventos

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, oferece vagas-cortesia para os eventos "Convenções e acordos coletivos de trabalho - Como defender os interesses do empregador e observar as regras trabalhistas" (clique aqui), dia 16/3 ; e "Capacitação Básica : Departamento Pessoal" (clique aqui), de 16 a 19/3, ambos em SP.

Cursos

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação para os cursos "IN RFB 1.515/14 - Regulamentação da lei 12.973/14" (clique aqui), dia 17/3 ; e "Lei 12.973/14 e IN RFB 1.515/14 (regulamentação) : novas regras de apuração dos tributos federais" (clique aqui), dia 19/3, ambos em SP.

Concorra

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "Tributação no terceiro setor" (clique aqui), dia 19/3 ; e "Dissolução societária e apuração de haveres dos sócios" (clique aqui), dia 25/3, ambos em SP.

Liga jurídica

As inscrições para os torneios de futebol society feminino e masculino da Liga Jurídica 2015 terminam dia 11/3. Restam poucas vagas. Acesse o site e saiba como fazer para inscrever a equipe de seu escritório. Ainda dá tempo ! (Clique aqui)

Dia de sorte

Sorteio de obra : A obra "Reta Final OAB" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 621p.), coordenada por Marco Antonio Araujo Jr. e Darlan Barroso, vai para Pamella Castro Brandão Patricio, de SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Messias
CE/Jucás
ES/Água Doce do Norte
GO/Aparecida do Rio Doce
GO/Edéia
PB/Livramento
PB/São Mamede
PE/Cachoeirinha
PR/Grandes Rios
SP/Sete Barras

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Two Leaders Try To Play Down Rancor On Iran"

The Washington Post - EUA

"Netanyahu plays down tensions"

Le Monde - França

"Obama-Nétanyahou: le grand divorce"

Corriere Della Sera - Itália

"«Età flessibile per le pensioni»"

Le Figaro - França

"Attentats: l'école face aux «théories du complot»"

Clarín - Argentina

"Desautorizan al nuevo ministro de Salud, que quiso debatir el aborto"

El País - Espanha

"El auge de las tecnológicas lleva al mercado a récords históricos"

Público - Portugal

"Segurança Social só contou dívida de Passos posterior a 2002"

Die Welt - Alemanha

"Edathy gesteht Fehler ein, aber nicht seine Schuld"

The Guardian - Inglaterra

"PM: jail those who ignore child abuse"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Petrobras planeja vender US$ 13,7 bilhões em ativos"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"'Quem tiver que pagar vai pagar', afirma procurador"

O Globo - Rio de Janeiro

"É preciso rastrear o dinheiro para chegar ao chefe, diz juiz"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Perigo em dose dupla"

Correio Braziliense - Brasília

"Cidade refém de protestos"

Gazeta do Povo - Paraná

"Dívida de curto prazo do estado com fornecedores sobe para R$ 1,3 bilhão"

Zero Hora - Porto Alegre

"A batalha de Camaquã"

O Povo - Ceará

"Número de homicídios cai no Ceará"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Terminais Intermináveis"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Santos Faria & Calvão Moreira Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abe + Ayres Ribeiro Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D'Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· EGB Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Guarnera Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Atlas
· Editora Del Rey
· Editora Forense
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· ESMAFE/PR - Escola da Magistratura Federal do Paraná
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV DIREITO SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Digital - IBDDIG
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Maia Training
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Tedesco Tecnologia
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VCA LAW - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Aracatu - Português para Estrangeiros Língua e Cultura Brasileira
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD - Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR