INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 5.376

MIGALHAS nº 5.376

Terça-Feira, 21 de junho de 2022 - Migalhas nº 5.376.
Fechamento às 10h14.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Vargas & Mildemberg Advogados Associados

(Clique aqui)


"Bem razão tinha Peter Pan em não querer crescer, em não querer nunca virar gente grande - ou 'adulto', como eles dizem com todo o pedantismo."

Monteiro Lobato,

pela boca de Narizinho

Pedantismo cruel

Uma criança de 10 anos é estuprada e, em consequência, fica grávida. Repita-se: 10 anos. A mãe da criança procura o hospital para a realização do aborto que, além de permitido por lei, é recomendado nestes casos. O hospital pede autorização judicial, e a condução do caso na Justiça é uma sequência de absurdos: a menina é retirada da mãe e fica em acolhimento institucional; o aborto é negado. Com mentiras, e ignorando o fato de que é uma criança vítima de violência, juíza e promotora insistem para que ela desista do aborto. Sugerem que escolha um nome, dizem que o bebê vai nascer chorando e agonizar até morrer, questionam o que o "pai do bebê" vai achar e se ela aguenta "mais um pouquinho" para que seja entregue à adoção, ato que faria outra família feliz. Veja os vídeos do caso que chocou a comunidade jurídica nesta segunda-feira, revelados inicialmente pelo site The Intercept. (Clique aqui)

Aberração jurídica

Para a jurista Maria Berenice Dias, estamos diante de uma aberração. Ela destaca que a decisão da magistrada foi absolutamente contra a lei e que foi utilizada linguagem perversa para convencer mãe e filha a desistirem do aborto, impondo à criança traumas ainda maiores do que os que ela já sofreu. Assista. (Clique aqui)

Consciência coletiva

Juíza e promotora quiseram impor suas próprias ideologias, no momento em que deveriam agir. A conduta das duas deve ser severamente escrutinada. Quem passa em concurso não é juiz, nem promotor. Sim, pois a posse dá o cargo nominalmente, mas é preciso incorporar a investidura, agindo como tal. No caso da dupla, vê-se que falta muito chão ainda pela frente.

Ai, ai, ai...

A ignorância é contagiosa. Outro dia Migalhas divulgou a estultice da cartilha do ministério da Saúde, que diz que "todo aborto é crime". (Clique aqui)

Maria da Penha no trabalho

Em Natal/RN, Justiça do Trabalho aplicou a lei Maria da Penha para garantir a integridade física de trabalhadora que mantinha uma relação de união estável com o ex-patrão e sofreu maus-tratos durante o serviço. (Clique aqui)

Gênero

TJ/DF definiu que crianças e adolescentes que não se identificam com o sexo biológico têm direito ao fornecimento de medicamento padronizado pelo SUS, para uso diferente do que consta na bula, com o objetivo de inibir a produção de hormônios sexuais. (Clique aqui)

Ócio forçado

Gestante e empregada que sofreu aborto espontâneo receberão indenização por ócio forçado. Decisões são da 2ª turma do TST. (Clique aqui)

Demissão discriminatória

Demissão de comissária de bordo que precisou parar de usar esmaltes é considerada discriminatória pela 2ª turma do TRT-4. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Com sede em Balneário Camboriú/SC e capitaneada por Marco Antônio Busnardo Mildemberg e Renan Canellas de Vargas, a banca Vargas & Mildemberg Advogados Associados atua no consultivo ou no contencioso, buscando atender às demandas dos clientes de forma estratégica. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.


Eventos Migalhas


Haja gás

O desdobramento do caso Petrobras, que Migalhas vinha trazendo há alguns dias, pode ser lido hoje nos jornais. Nesse sentido, encerramos por hora nossa participação neste episódio que trará consequências desastrosas ao país. Fica apenas um insight aos leitores atentos. Estamos assistindo ao nascimento de uma nova força econômica: Lirax.

Equiparação salarial

Pedido de vista do ministro Gilmar Mendes adiou análise de ação ajuizada pela PGR contra dispositivo da Constituição de Goiás que estabelece uma vinculação remuneratória entre auditores do Tribunal de Contas e membros do Poder Judiciário estadual. Antes disso quatro ministros haviam votado pela improcedência do pedido. (Clique aqui)

LGPD

INSS terá de indenizar segurada por compartilhamento ilegal de dados. A 12ª turma Recursal da SJ/SP concluiu que houve vazamento de informações pela autarquia federal, contrariando o previsto na LGPD. (Clique aqui)

Suspeição

TRF da 1ª região liberou a operação da Buser no Estado da Bahia. Com a decisão, o magistrado suspendeu sentença que havia proibido a startup de operar naquela região, por considerar que foi processada por magistrado incompetente. (Clique aqui)

Montadora x Concessionária

TJ/SP manteve sentença que afastou a culpa de uma montadora de caminhões pela rescisão de contrato de concessão e condenou o concessionário em sucumbência de valor milionário. (Clique aqui)

Doença ocupacional

Volkswagen foi condenada a pagar pensão mensal e vitalícia de 100% do último salário, projetada até os 75 anos de idade, para funcionário acometido por doença do trabalho. Causa é patrocinada pela banca Vieira Tavares Advogados. (Clique aqui)

Cirurgia

Justiça manda Unimed autorizar cirurgia peniana de paciente. Juíza de MG considerou que o bem-estar do beneficiário deve prevalecer sobre questões meramente administrativas ou orçamentárias. O escritório Filipe Oliveira Advocacia patrocina a ação. (Clique aqui)

Vínculo

Cozinheira que prestava serviços para casa de repouso não tem vínculo de emprego confirmado pelo TRT da 2ª região. Tribunal concluiu que a trabalhadora tinha liberdade de aceitar, ou não, os "convites" para prestar serviço. O escritório ARS Advogados atuou na causa. (Clique aqui)

Shows

Mario Saadi, sócio do escritório Cescon Barrieu Advogados, explica que, a respeito das polêmicas recentes envolvendo a contratação de artistas para realização de shows por prefeituras de pequenos municípios, a realização desses eventos não é ilegal, mas é preciso que o Poder Público siga uma série de procedimentos, especialmente por se tratar de gastos cobertos com verbas públicas. (Clique aqui)

Debêntures

Tauil & Chequer Advogados assessorou a Águas de Teresina Saneamento, concessionária do grupo Aegea, no âmbito de sua 4ª emissão de debêntures, em duas séries em sistema de vasos comunicantes, no valor total de R$ 600 mi. A equipe foi liderada pelo sócio Luis Montes, e contou com a atuação da associada Beatriz Lavigne e do estagiário Paulo Hirata. (Clique aqui)

Conta Caução

SABZ Advogados conseguiu vitória em procedimento administrativo que repercutiu positivamente para as empresas de energia. ONS deverá analisar a inclusão de nova modalidade de garantia em todos os contratos com geradores e transmissores. A Conta Caução é uma opção que gera flexibilidade e segurança para as empresas do setor (ANEEL Processo 48500.005464/2022-11). (Clique aqui)

Direito e Política

O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, presidiu ontem a primeira reunião conjunta de dois importantes órgãos da casa que representa a pujança do empresariado brasileiro. O encontro do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política (COSENP) com o Conselho Superior de Assuntos Jurídicos (CONJUR), em formato híbrido (presencial e videoconferência), contou com nomes de peso. Com o tema "Direito e Política", a reunião teve palestra do advogado Ruy Martins Altenfelder Silva, conselheiro do COSENP, ex-presidente do Instituto Roberto Simonsen e atual presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Ministro Gilmar Mendes, que ontem completou duas décadas como ministro do STF, também discorreu sobre o tema. O encerramento foi feito pelo ministro César Asfor Rocha (presidente do CONJUR da Fiesp) e pelo presidente Michel Temer (presidente do COSENP da Fiesp).


  • Colunas

IA em Movimento

Advogado Fabio Rivelli aborda a inteligência artificial e a rota da seda digital. Segundo o especialista, o uso de inteligência artificial no campo da comunicação pode ser igualmente alarmante, ameaçando os direitos de privacidade dos titulares dos dados embutindo grande impacto político. (Clique aqui)

Com a palavra, o consumidor

Os crimes contra o consumidor não ficam adstritos apenas ao CP ou ao CDC, estando espalhados por diversas legislações ordinárias que protejam as relações de consumo. É o caso do art. 65 da lei 4.591/64, que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias, tema da coluna de Fernando Capez. (Clique aqui)

Observatório da Arbitragem

Na coluna de hoje, o professor Marcelo Bonizzi analisa o tema: "a tutela judicial de urgência requerida antes da instauração da arbitragem na restritiva visão do TJ/SP". (Clique aqui)

Migalhas de Responsabilidade Civil

Flávio Caetano de Paula Maimone e Ana Cláudia Corrêa Zuin Mattos do Amaral abordam a responsabilidade civil por tratamento inadequado de dados pessoais. (Clique aqui)

Migalhas Bioéticas

Você já ouviu falar em xenotransplantes? Imagina um ser humano sobreviver a um transplante com um coração advindo de um porco? Isso é uma realidade que levanta muitos questionamentos e a advogada Thais Maia analisa o tema. (Clique aqui)

Investimentos Financeiros

A expansão da legalização da cannabis para fins medicinais vem aumentando o potencial de lucro dos investidores na indústria. Conheça o fundo Cannabis Ativo FIM, do BTG Pactual. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Ramos Advogados Ramos Advogados
Raphael Miranda Advogados Ramos Advogados
Ratc & Gueogjian Advogados Rayes & Fagundes Advogados Associados

  • Migalhas de peso

- "As subvenções de investimento e a recente decisão do STJ no REsp 1968755/PR", por Guilherme Dolabella (Barreto Dolabella - Advogados). (Clique aqui)

- "Acqui-hiring: M&A ou recrutamento?", por Renata Homem de Melo (FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados). (Clique aqui)

- "CADE e aprovações com restrições na lei federal 12.529/11", por Melina Breckenfeld Reck (Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados). (Clique aqui)

- "Furto de energia elétrica impacta a população e as concessionárias", por Fabiano Costa (Fragata e Antunes Advogados). (Clique aqui)

- "O reconhecimento das iniciativas de compliance", por Augusto Gonçalves Barbosa (Machado Meyer Advogados). (Clique aqui)

- "Decisão do STF de manter voto de ministro aposentado valerá para a 'Revisão da Vida Toda'", por Ricardo Carneiro e Carlos Fernandes Coninck Júnior (LBS Advogados - Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "Proposta para Congresso anular decisões do STF é inconstitucional?", por Francisco Gomes Júnior (OGF Advogados). (Clique aqui)

- "Entenda quem pode julgar o servidor público no processo administrativo disciplinar", por Agnaldo Bastos (Agnaldo Bastos Advocacia Especializada). (Clique aqui)

- "USB-C é aprovado como padrão obrigatório para todos os carregadores de celular na UE: e agora, Apple?", por Vivian Coco (Licks Attorneys). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Raphael Miranda Advogados Regina Beatriz Tavares da Silva Sociedade de Advogados
Reis & Alberge Advogados Reis Advogados
Renato Melquíades Advocacia Rennó Penteado Sampaio Advogados

Eventos Migalhas


Webinar - Eleições 2022

Migalhas realiza no dia 29/6, às 9h, o webinar "Eleições 2022: Cenário e perspectivas", coordenado pelo advogado especialista em Direito Eleitoral, Ricardo Penteado. O evento vai contar com um time de peso, que tratará das inovações da Lei da Improbidade Administrativa e as inelegibilidades, o financiamento político e a autonomia partidária, e a regulamentação das redes sociais, direito a informação e liberdade de manifestação de pensamento. O evento é gratuito. (Clique aqui)

Rebranding

Para celebrar a primeira década de existência e reforçar os valores e propósitos do escritório com vistas ao futuro, Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Simões Advogados está reposicionando sua marca. A mudança valoriza a expertise dos serviços especializados de alta qualidade, resultado da combinação de uma metodologia própria com a visão ampla e atualizada do mundo jurídico. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 183 anos, em 21 de junho de 1839, nasceu o escritor Machado de Assis, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XIX. Destacou-se principalmente no romance e no conto, embora tenha escrito crônicas, poesias, crítica literária e peças de teatro. Para manter o Bruxo do Cosme Velho sempre vivo, Migalhas oferece mais de 2.300 aforismos reunidos em dois volumes, as conhecidas "Migalhas de Machado de Assis". (Compartilhe)


Sorteio

A obra "Admissibilidade de Provas" (Editora Thoth - 164p.), de autoria de Nathália Carvalho, sócia no G.M Carvalho & Fraia Advogados, trata das condições e critérios de verificação que permitam apontar quando a prova deve ser admitida ou inadmitida no processo civil. Três migalheiros serão agraciados pela autora. (Clique aqui)

Novidades

Hoje, às 16h, em evento virtual pelo canal TVIAB, no YouTube, é lançada a coletânea "Brasil despedaçado: crônicas de ruptura e barbárie" (Editora Tirant - 224p.). Confira! (Clique aqui)

Renato Dolabella (Dolabella Costa Campos Advocacia e Consultoria) é um dos coautores do livro "A Propriedade Intelectual na visão do Cinema: Olhares Interdisciplinares - Volume 2", organizado pelo professor Carlos Maurício Ardissone. O lançamento da obra acontece amanhã, às 18h, na Livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509, piso térreo), em SP.

Amanhã, às 18h30, no Bar Agulha, em Porto Alegre/RS, a Thomson Reuters - Revista dos Tribunais promove o lançamento da obra "Como Escrevo", de autoria de Daniel Mitidiero. (Clique aqui)

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 3ª edição da coleção "Tratado de Direito Administrativo", coordenada por Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Confira os sete volumes que compõem a coleção. (Clique aqui)

A líder do núcleo de DPO do PG Advogados, Mariana Sbaite Gonçalves colaborou no livro "Mulheres na Tecnologia - volume I" (Editora Leader), contando sua experiência no mundo da Tecnologia. A obra reúne trajetórias de mulheres de diversas áreas que também estão vinculadas aos ambientes de TI, e aborda como e por que elas escolheram a tecnologia, bem como os desafios que enfrentaram para construir carreiras bem-sucedidas. O lançamento acontece dia 24/6, na Livraria Cultura (avenida Paulista, 2.073), em SP. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, no programa "Covac 10 minutos", o advogado José Roberto Covac (Covac - Sociedade de Advogados) irá falar sobre a importância das entidades beneficentes de assistência social (clique aqui). Já às às 11h45, ele participará do painel "Panorama Jurídico e Legal da Educação Superior", em evento realizado pelo SEMERJ (clique aqui).

Vice-presidente da OAB/RJ e sócia da banca Basilio Advogados, Ana Tereza Basilio faz hoje, a partir das 17h, junto com o presidente da entidade, Luciano Bandeira, a abertura da cerimônia de posse da Comissão Especial (da tecnologia) do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica, presidida por Liliane Roriz. A solenidade acontece no Plenário Modesto da Silveira, na OAB/RJ.

Amanhã, Thaís Marçal, sócia do escritório Motta Fernandes Advogados, palestrará sobre "Compliance Público e Improbidade Administrativa", no "Compliance Cross América Regional (RJ)" (clique aqui). Inscrições, clique aqui.

O advogado Pierpaolo Cruz Bottini (Bottini & Tamasauskas Advogados) participará amanhã do curso "Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano" no painel 4 "O caso Lava Jato: lições aprendidas", juntamente com o juiz federal Marcelo Cavali. O evento é organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) em parceria com a Unesco, com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e com o The Siracusa International Institute for Criminal Justice and Human Rights (SII), presencialmente em Roma/Itália. A coordenação do curso está sob o comando dos ministros do STJ, Maria Thereza de Assis Moura e Rogerio Schietti Cruz, e o procurador regional da República, Vladimir Aras. O público-alvo do curso são magistradas e magistrados do Brasil e da Itália, membros do Ministério Público da União. (Clique aqui)

Dia 23/6, acontece o "1° Encontro de Direito Constitucional: estudos quanto ao Direito Fundamental à Paz". Será a partir das 9h30, de forma virtual, através da plataforma Zoom, aberto a acadêmicos e profissionais. O encontro é parte do projeto organizado pela Comissão de Direito Constitucional da OAB Subseção Itajaí, que tem como presidente Luiz Carlos Avila Junior, e vice-presidente Jussara Ribas Avila, ambos do escritório Avila Junior Sociedade de Advogados, com dois grupos de investigação (um brasileiro outro português) apoiado pela ESA - Escola Superior de Advocacia, contará com a participação dos professores Bruno Tadeu Buonicore e Saul Tourinho Leal (Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia). Informações sobre o curso, clique aqui. Para conferir o edital de inscrição aberto para autores e pesquisadores interessados em integrar o grupo de trabalho, clique aqui.

Ana Carolina Monteiro, head da área de insolvência do Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados, é uma das palestrantes da edição do evento "IWIRC Cases", focado em apresentar e discutir casos de insolvência transfonteiriça e reestruturação, que acontece no dia 23/6, às 16h30, na sede do escritório, no RJ. O evento também contará com a presença de Fernanda Fadul, da consultoria irlandesa McStay Luby. (Clique aqui)

Dia 24/6, a sócia do escritório Dannemann Siemsen, Cândida Ribeiro Caffé, será palestrante no painel "Contrato de Franquia não é de Adesão", que faz parte da programação da "Franchising Week - Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial", que acontece na Expo Center Norte, em SP, de hoje a sexta-feira. (Clique aqui)

O escritório Machado Meyer Advogados, juntamente com a Capital Aberto, realiza, dia 28/6, às 18h, webinar sobre "Os novos arranjos familiares e seus impactos patrimoniais". Celso Costa e Rafael Stuppiello, representantes do escritório e especialistas em Direito Tributário e Direito de Família, respectivamente, e Guilherme Pini, head do BTG Pactual Advisors, debatem as repercussões que os diferentes tipos de relacionamento podem ter no planejamento sucessório e tributário. Inscrições, clique aqui.

Thaís Marçal, sócia da banca Motta Fernandes Advogados, palestrará sobre "Reflexos Penais da LIA", no "I Seminário sobre as Alterações na Lei de Improbidade Administrativa", em Cuiabá, dia 12/7, 20h30 (clique aqui). O evento pode ser assistido presencial ou virtualmente. Inscrições, clique aqui.

Coordenado por Joaquim de Paiva Muniz (Trench Rossi Watanabe), o curso "Contratos no Mundo Globalizado", que acontece de 14 a 26/7, às terças e quintas-feiras, das 19 às 21h, está com inscrições abertas. (Clique aqui)

Dias 24 e 25/7, Thaíssa Nunes, sócia do escritório João Bosco Filho Advogados e coordenadora do núcleo de Direito Médico, participará de evento coordenado pela médica Sábata Reis, especialista em dermatologia, a respeito da toxina botulínica, oportunidade que abordará o tema sobre "Direito Médico".

Live - Imprensa e Direito

No próximo dia 23, ao vivo, às 19h30, o desembargador Alfredo Attié recebe o jornalista e advogado Miguel Matos, editor deste nosso rotativo, no episódio 61 da série "Brasil 2022: uma celebração crítica dos 200 anos do Brasil", da Academia Paulista de Direito, cadeira San Tiago Dantas. Ative o lembrete do encontro clicando aqui.

Curso inédito

A IN COMPANY promove, dia 5/8, das 9 às 18h, o curso "Tríade do Marketing Jurídico". Será um dia de imersão, com 16 profissionais especialistas na área. Participe deste evento inédito que trará muito conhecimento sobre a tríade do marketing jurídico para você aplicar as melhores estratégias e ações para atingir os objetivos de marketing. (Clique aqui)

Folha de pagamento

A Employer, empresa de RH que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos, promove o webinar "Os riscos e cuidados com o processo da folha de pagamento". O encontro virtual é gratuito e acontece hoje, às 14h. (Clique aqui)

Gestão de advocacia

Amanhã e quinta-feira, das 19 às 21h30, acontece a 9ª edição do "Curso de Gestão de Escritório de Advocacia", realizado pela Radar - Gestão para Advogados e ministrado por Samantha Albini. (Clique aqui)

Conciliação extrajudicial

A AD NOTARE - Academia Nacional de Direito Notarial e Registral promove, dia 23/6, das 19 às 20h30, o evento online "Conciliação Extrajudicial". Participe! (Clique aqui)

Planos de saúde

A partir do dia 23/6 estarão disponíveis as aulas do curso "Planos de Saúde na Prática", da Editora Mizuno. Faça já sua inscrição. (Clique aqui)

Processo Civil

"Recursos no Processo Civil" é o curso promovido pela AASP, nos dias 28 e 30/6, às 19h, que tem como objetivo estudar os recursos sob as perspectivas teórica e prática, com análise da doutrina e da jurisprudência mais recentes, atualizando o operador do Direito para o exercício da profissão. Inscreva-se! (Clique aqui)

Pós-graduação

A PUC-SP promove o curso de especialização "Direito Processual Civil - On-line Síncrono", que tem como objetivo o desenvolvimento de raciocínio crítico do aluno, conferindo-lhe instrumentos técnicos para solucionar aspectos teóricos e práticos da atividade jurídica. Descontos de até 15% em matrículas iniciais confirmadas até 30/6. Inscreva-se! (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB
BMS Projetos & Consultoria Brainlaw: Gestão Jurídica Corporativa

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, ah, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

BA/Itaguaçu da Bahia
BA/Oliveira dos Brejinhos
GO/Britânia
GO/Cachoeira Alta
GO/Castelândia
GO/Colinas do Sul
GO/Firminópolis
GO/Flores de Goiás
GO/Iaciara
GO/Mozarlândia
GO/Niquelândia
GO/Nova Crixás
GO/Nova Roma
GO/Palmeiras de Goiás
GO/São Domingos
GO/Turvelândia
MA/Araguanã
MA/Brejo
MA/Codó
MA/Timbiras
MG/Campos Altos
PA/São Félix do Xingu
PE/São Bento do Una
PR/Carlópolis
PR/Fernandes Pinheiro
PR/Reserva
PR/São João do Caiuá
RN/Afonso Bezerra
RN/Almino Afonso
RN/Alto do Rodrigues
RN/Antônio Martins
RN/Campo Redondo
RN/Coronel Ezequiel
RN/Guamaré
RN/Ipanguaçu
RN/Jaçanã
RN/Japi
RN/Pedro Avelino
RN/Pendências
RN/São Rafael
RN/Serrinha
RN/Triunfo Potiguar
RN/Upanema
SP/Paulo de Faria
SP/Suzanápolis

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Covid Deaths at Low Rate Even as Infections Climb"

The Washington Post - EUA
"Latin America swings to left"

Le Monde - França
"Assemblée: Macron en quête de majorité"

Corriere Della Sera - Itália
"Armi, il voto agita la politica"

Le Figaro - França
"Macron dans l'impasse, la Nupes déjà divisée"

Clarín - Argentina
"Cristina se desentiende de la crisis económica y lo responsabiliza a Fernández"

El País - Espanha
"Sánchez admite el golpe al PSOE en Andalucía pero garantiza la legislatura"

Público - Portugal
"Privados já fizeram quase 30% dos partos na região de Lisboa em 2021"

Die Welt - Alemanha
"Macrons Niederlage kann für Europa teuer werden"

The Guardian - Inglaterra
"PM inflames rail dispute with strike-breaker threat"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Pressão política faz presidente da Petrobras deixar cargo"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Pressão derruba presidente da Petrobras; CVM investiga estatal"

O Globo - Rio de Janeiro
"Pressão acelera mudanças no comando da Petrobras"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Sob pressão, presidente da Petrobras renuncia"

Correio Braziliense - Brasília
"Câmara discute mudança na política de preços da Petrobras"

Zero Hora - Porto Alegre
"Pressão política provoca renúncia e comando interino na Petrobras"

O Povo - Ceará
"Troca na Petrobras não deve alterar política de preços"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Petrobras terá o seu quarto presidente na era Bolsonaro"

Atualizado em: 21/6/2022 10:34

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR