Gramatigalhas

Quanto antes ou O quanto antes?

Quanto antes ou O quanto antes? Professor esclarece a dúvida.

12/11/2014

A leitora Marisa Oliveira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Um amigo me corrigiu quando eu disse que precisava ir ao fórum 'o quanto antes' dizendo que o correto é ir ao fórum 'quanto antes'. Professor José Maria, meu amigo está correto?"

1) Quanto antes é a forma correta da expressão, e não o quanto antes.

2) Para Laurinda Grion, que se reporta às lições de Sacconi e Napoleão Mendes de Almeida, deve-se dizer quanto antes, "sem o a anteceder a locução adverbial".

3) Vejam-se, assim, os seguintes exemplos, com a indicação de sua erronia ou correção: a) "quanto antes" (correto); b) "o quanto antes" (errado); c) "Termine o serviço quanto antes" (correto); d) "Termine o serviço o quanto antes" (errado); e) "Neste Natal, procure fazer compras quanto antes" (correto); f) "Neste Natal, procure fazer compras o quanto antes" (errado).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.