Marketing Jurídico

Marketing jurídico é para os pequenos

Marketing jurídico é para os pequenos

3/5/2019

Nossa amiga Regina Franciulli pergunta:

"Possuo um escritório de pequeno porte e gostaria de saber se também posso implementar o marketing jurídico mesmo não tendo muitos colaboradores".

Regina, obrigado pela pergunta. Ela realmente é uma das mais questionadas pelos advogados. Eu sempre comento que marketing jurídico é muito mais indicado para o pequeno e médio escritório, (incluindo-se nessa conta o advogado solo e a micro advocacia) do que para o grande. A banca grande já tem rotinas definidas de marketing e se beneficia delas, ao passo que é o pequeno/médio que precisa se "promover".

Se você entender que o marketing não está atrelado ao número de colaboradores (como você pergunta) mas sim ao objetivo final do escritório, perceberá que para cada intenção existe um plano de ação que pode ser forjado em seu benefício. Conheço diversos advogados que trabalham sozinho e que criaram e operacionalizaram seu plano de marketing de uma maneira simples, conseguindo assim alçar voos maiores.

E em referência ao recente feriado do Dia do Trabalho, ressalvo a importância da palavra que coloquei na frase anterior "operacionalizaram". Isso significa que independente do tamanho, do objetivo, do seu budget, do seu plano ser profissional ou amador, etc, o mais importante é operação. Fazer pouco é infinitamente melhor do que pensar muito.

Em uma análise pessoal, você sabia que é muito mais fácil implementar um projeto de marketing em um escritório pequeno do que em um grande? A vontade de ganhar seu lugar ao sol de um escritório onde o sócio está envolvido diretamente com o crescimento versus a burocracia de aprovações e mentes diversificadas de um escritório grande faz com o que micro e pequeno saiam em disparada na evolução de uma estrutura adequada de geração de negócios.

Finalizando: marketing é para você, minha amiga, que quer crescer, tem vontade e agora entendeu que o maior beneficiário é o pequeno e médio escritório. Tenha certeza que existe um plano de marketing moldado exatamente aos seus objetivos e a sua realidade, só aguardando sua ação.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

 
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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.