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Benefício da Dúvida - Sua empresa está preparada?

Muito importante é abrir um canal para que os colaboradores, sem receio ou qualquer tipo de temor, possam consultar.

4/9/2013

Você está preparado para conceder o benefício da dúvida aos seus colaboradores?

Atualmente as empresas buscam fórmulas mágicas para reter colaboradores e esquecem que algumas ações aparentemente sem grande impacto podem trazer conforto e confiança.

É natural que quando aconteçam mudanças de qualquer natureza as pessoas tenham dúvidas e é nesta hora que a empresa tem a grande oportunidade de conquistar respeito e transmitir segurança.

Obviamente existem informações que requerem outro tipo de estratégia para a divulgação ou até são confidenciais, estas devem ser tratadas de outra forma e o colaborador no momento da divulgação precisa ser preparado para respeitar e entender as diretrizes da empresa.

Muito importante é abrir um canal para que os colaboradores, sem receio ou qualquer tipo de temor, possam consultar. Eles têm o direito de saber, concordar ou discordar e sem qualquer tipo de punição. Dê preferência para um canal imparcial, que não tenha interesse específico na decisão ou determinação.

Todas as dúvidas devem ser respondidas independentemente se a resposta vai ou não agradar o colaborador. Algumas vezes, depois de um debate saudável outras ideias são originadas e é assim que formamos um ambiente de trabalho democrático e sem perder a característica de instituição.

Esta proposta não é a de uma gestão participativa, mas sim de participar e compartilhar as razões pela qual a empresa tomou esta ou aquela decisão. Seguramente todas as empresas têm intenção positiva, mas quando não estão claras causam desconforto e tomam uma proporção muito maior do que deveriam.

Coloque-se no lugar do seu colaborador por um minuto, e tente fazer com que ele faça o mesmo.

Ainda assim não espere que todos saiam satisfeitos, mas não perca oportunidade de tornar as situações mais fáceis e menos misteriosas.

Prepare-se para isso e siga em frente!

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* Sandra Estefan é sócia da consultoria TOP PRIME.

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