Migalhas de Peso

Peguei um Ransomware, o que devo fazer?

Um dos piores tipos de vírus que pode infectar sua máquina é o Ransomware, e isso pode acontecer de diversas maneiras.

18/4/2017

Um dos piores tipos de vírus que pode infectar sua máquina é o Ransomware. Isso pode acontecer de diversas maneiras, ao abrir e-mails maliciosos, links suspeitos via downloads, e até por meio das redes sociais. Neste artigo, explicamos o que ele é, e listamos como é possível se proteger dele.

Peguei um Ransomware! O que fazer?

Antes de saber como se defender, primeiro é preciso saber o que é o Ransomware. Ele é um tipo de vírus que ao infectar seu computador, "sequestra" dados importantes e bloqueia seu acesso a eles por meio de criptografia, cobrando resgate via bitcoins (tipo de moeda virtual que permite transferências anônimas em dinheiro), para devolvê-los. Hoje, um bitcoin equivale a cerca de R$ 3.680,00. Porém, não é indicado pagar o resgate desses dados, uma vez que não há garantia de que irão devolvê-los.

Como é possível eliminá-lo?

Eliminar um Ransomware já instalado é quase impossível. Se por acaso sua máquina estiver contaminada, provavelmente precisará passar por uma formatação, deletando permanentemente todos os dados, informações e programas de seu computador.

Backup na Nuvem

A melhor maneira de evitar a perda de arquivos e dados importantes é por meio de uma rotina diária de backup na nuvem. Esse tipo de armazenamento têm sido um dos mais utilizados, devido à facilidade de acesso e segurança que oferece. Mesmo se sua máquina for infectada por Ransomware ou outros vírus, como suas informações estão salvas em outro servidor, fica fácil recuperá-las.

Antivírus e Antispam

Outra medida importante para evitar a perda de dados e contaminação por Ransomware é o uso de um bom antivírus, com controle de conexão de sua máquina e de seu servidor. Para não correr riscos lembre-se de manter a função de atualização automática sempre ligada. Como a maioria dos Ransomwares são transmitidos via e-mail, também é valido contar com o auxílio de um antispam. Se sua empresa usa o Windows como sistema, vale ainda manter o firewall do software sempre ligado.

Alerta

Manter-se alerta em relação a links suspeitos, jogos gratuitos, downloads piratas, e-mails com conteúdo desconhecidos e até mensagens estranhas nas redes sociais, também é uma medida que pode evitar a contaminação de sua máquina. Treine sua equipe de trabalho para isso, e ao receber alguma dessas solicitações em seu computador, desconfie. Não clique.

Para reforçar a segurança de sua máquina, dados e informações, contar com um suporte de TI especializado é fundamental. Na Penso Tecnologia oferecemos diversas opções de backup e o suporte técnico de que seu negócio precisa. Saiba mais em: clique aqui.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Reforma tributária e imposto sobre herança: Mudanças e estratégias de planejamento sucessório

25/4/2024

O Plano de Contratações Anual na lei Federal 14.133/21

25/4/2024