Migalhas de Peso

INSS autorizará acesso a informações de benefícios de empregados

Poderão ser feitas consultas sobre auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadorias, pensão por morte acidentária e antecipação de auxílio por incapacidade temporária.

24/5/2022

Foi publicado em 10/5/22 portaria do diretor de benefícios do instituto nacional do seguro social (DIRBEN/INSS 1012/22) autorizando às empresas privadas e entes da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados e Municípios o acesso às decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados, resguardadas as informações consideradas sigilosas.

As informações de benefício que serão fornecidas referem-se à data do requerimento, da concessão, de início e de cessação, quando houver, além do seu status no momento da consulta.

As empresas privadas terão acesso às informações de benefícios previdenciários objetivando o conhecimento acerca do resultado dos requerimentos administrativos relacionados a existência de incapacidade laboral e/ou acidentária, bem como a notificação da ocorrência de eventos que repercutem na relação laboral.

De acordo com a norma, o acesso à consulta dependerá de prévio cadastro perante a Receita Federal do Brasil a ser realizado na unidade de atendimento ao contribuinte da Receita Federal do Brasil da jurisdição do estabelecimento centralizador (raiz ou matriz).

Poderão ser feitas consultas sobre auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadorias, pensão por morte acidentária e antecipação de auxílio por incapacidade temporária.

A consulta será disponibilizada por meio do sítio do instituto nacional de seguro social nas opções de serviços para empresas, valendo para todos os processos pendentes de análise e decisão no INSS.

Fabiana Cicchetto
Advogada no escritório Trigueiro Fontes.

Daniela Moreira Sampaio Ribeiro
Advogada Trabalhista do escritório Trigueiro Fontes Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado esclarece direitos dos empregados domésticos instituídos pela EC 72

9/4/2013

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025