Migalhas de Peso

Seguro-franquia para automóveis: um novo jeito de economizar

Nesta contratação, as franquias passam a ser responsabilidade da seguradora, desde que o valor do prejuízo seja maior ou igual ao valor da franquia nos sinistros cobertos pelo seguro auto

6/7/2022

Em todos os contratos de seguro de automóvel existe uma franquia, que é a participação financeira obrigatória do segurado para ajudar a seguradora a arcar com os custos caso ocorra sinistro. A franquia garante que os segurados tenham mais cuidado e atenção ao conduzir o veículo, pois sabem que deverão se responsabilizar por parte do prejuízo caso aconteça algum acidente ou dano necessário de reparo. 

Dependendo do dano causado ao automóvel, fica inviável acionar o seguro, porque o valor obrigatório a ser pago a título de franquia é mais alto do que o próprio conserto. Para que situações como esta não aconteçam, existe o seguro-franquia, não muito popular no Brasil, que promete ser uma boa estratégia para economizar na hora da contratação do seguro auto. 

O seguro-franquia é o seguro que cobre a franquia do veículo. Ou seja, o percentual obrigatório a ser pago pelo segurado passa a ser responsabilidade da seguradora, desde que o valor do prejuízo seja maior ou igual ao valor da franquia nos sinistros cobertos pelo seguro automóvel.  É importante esclarecer que o seguro-franquia só tem validade enquanto o seguro principal do automóvel estiver vigente. Além disso, ele cobre apenas o primeiro sinistro dentro deste prazo de vigência e não há pagamento de franquia em caso de perda total. 

Mesmo diante estas regras, o seguro-franquia é uma boa estratégia para aqueles que não querem arcar com o alto custo de franquias de valores elevados, tendo suas taxas proporcionalmente menores ao valor da franquia do seguro principal. Ele serve para aquelas pessoas que possuem uma apólice de seguro de veículos nas categorias de passeio, utilitários, pick-ups e de carga; cujo valor da franquia estipulada seja de até R$ 8.000,00. 

O melhor momento para contratar o seguro-franquia serviço é simultaneamente ao ato da contratação do seguro auto, porém, caso você tenha um seguro em andamento e queira contratar o seguro-franquia, o valor pago será proporcional ao período que ainda resta na apólice. Esteja atento às condições impostas no contrato, quais as coberturas estão evidenciadas, para que dores de cabeça sejam evitadas mediante o sinistro e possível indenização. 

 

Lucimer Coelho de Freitas
Advogada associada à Jacó Coelho Advogados. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidad del Museo Social - Argentina. Possui especialização em Direito Público (Direito Constitucional e Direito Administrativo) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); MBA Gestão de Seguros e Resseguro (Executivo) e MBA Gestão Jurídica de Seguro e Resseguro pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024