Migalhas de Peso

15 autores estrangeiros que todo advogado criminalista deve conhecer

Entendo que os advogados e advogadas não devem prescindir de outras leituras, além das jurídicas e dos livros de sociologia, filosofia, antropologia, para seu aprimoramento e alargamento da compreensão da vida.

30/3/2023

Em continuação ao texto anteriormente veiculado aqui no portal Migalhas, em que indiquei os 50 livros + 1 que todo criminalista deveria ler para atuar no Tribunal do Júri, hoje forneço ao público leitor indicações de 15 autores estrangeiros. Escolhi 15 autores estrangeiros – poderia citar muitos mais – para que vocês, estudantes de direito, advogados e advogadas, possam pesquisar, escolher e iniciar a leitura.

Cada um deles é autor de vários livros. Deixo de citar os títulos dos livros, pois hoje em dia muito fácil está a pesquisa na web, coisa que na minha época, quando iniciei na advocacia (1991), era difícil. Precisávamos ir até as livrarias e íamos de um autor para outro por indicação deles mesmos, enquanto fazíamos a leitura.

Entendo que os advogados e advogadas não devem prescindir de outras leituras, além das jurídicas e dos livros de sociologia, filosofia, antropologia, para seu aprimoramento e alargamento da compreensão da vida. Já fui preconceituoso com algumas leituras, especialmente com as chamadas de autoajuda, mas mudei de ideia. Segue o rol dos autores:

  1. Anthony Robbins
  2. Catherine Ponder
  3. Dale Carnegie
  4. Deepack Chopra
  5. George S. Classon
  6. James Allen
  7. Joseph Campbell com Bill Moyers
  8. Joseph Murphy
  9. Louse L. Hay
  10. Napoleon Hill
  11. Norman Vicent Peale
  12. Og Mandino
  13. Stephen R. Covey
  14. Sun Tzu
  15. Zig Ziglar

Roberto Parentoni
Advogado criminalista do escritório Roberto Parentoni e Advogados. Pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Mackenzie. Presidente por duas gestões do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025