Afinal, o que é home care? Quando é indicado?
O home care é a possibilidade de se efetuar um tipo de atendimento médico e multiprofissional na casa do paciente.
Exemplificando: o paciente sofreu um AVC, está acamado, mas estável e não necessita mais permanecer internado no hospital, porém, precisa de cuidados contínuos, como:
- Aplicação de medicamentos;
- Cuidados de enfermagem;
- Fisioterapia;
- Nutrição parenteral ou enteral (por meio de um cateter na veia ou de uma sonda no estômago ou intestino, respectivamente)
- Monitoramento de condições clínicas.
É ofertado, então, ao paciente um serviço que visa o conforto e a qualidade de vida no aconchego do seu lar, sem, entretanto, abrir mão da segurança do tratamento.
O plano pode negar meu pedido?
Na maioria dos casos, não!
O plano geralmente alega a falta de previsão contratual como forma de justificar a negativa, contudo, se há recomendação médica, essa limitação estabelecida pode ser vista como abusiva.
Inclusive, o STJ já firmou posicionamento de que é abusiva a cláusula contratual que veda a internação domiciliar (home care) como alternativa à internação hospitalar.
O que fazer em caso de negativa?
Em caso de negativa de atendimento domiciliar, você deve:
- Ter a negativa do plano de saúde em mãos.
- Guardar todos os documentos médicos que indicam o home care.
- Buscar um advogado.
- Ingressar com uma ação judicial para garantir a cobertura.
Em casos de urgência, a justiça concede decisões rápidas, determinado a cobertura do home care, sob pena de aplicação de multa diária.