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Mercado de benefícios: na maturidade mas com muito a crescer

O mercado de benefícios brasileiro chegou na maturidade. São cerca de 30 anos de vida em que trabalhadores, empresários e governantes assistiram à estruturação, sedimentação e ampliação deste segmento que, hoje, vai além dos consagrados convênios refeição, alimentação e vale-transporte.

11/9/2007


Mercado de benefícios: na maturidade mas com muito a crescer

André Martins*

O mercado de benefícios brasileiro chegou na maturidade. São cerca de 30 anos de vida em que trabalhadores, empresários e governantes assistiram à estruturação, sedimentação e ampliação deste segmento que, hoje, vai além dos consagrados convênios refeição, alimentação e vale-transporte.

Neste ano, o setor de benefícios deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões, sendo que R$ 8 bilhões apenas em Vale-Transporte e a projeção de crescimento está em 13%, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidora e Usuárias de Vale-Transporte e de outros benefícios (Abravale). Nada mal se cotejada com as expectativas de incremento de outros mercados.

Vários motivos levaram este mercado nesta direção virtuosa, mas os principais pilares são o aprimoramento das relações de trabalho, incorporação de novos serviços e produtos e o investimento em tecnologia.

Já há algum tempo empresas e trabalhadores estabelecem suas relações não somente no binômio trabalho x remuneração. Além do direito imprescindível ao Vale-Transporte - uma das maiores conquistas dos trabalhadores brasileiros nos últimos 20 anos -, outros benefícios foram se juntando ao VT e formando uma cesta de bem-estar além salário.

Convênios Refeição para alimentar-se em restaurantes, Convênio Alimentação para compras em supermercados, Convênios Médicos e Odontológicos e até cartões que dão acesso à bens culturais como cinema e teatro são parte do cotidiano de milhões de brasileiros que protagonizam também uma importante evolução: a transação do benefício em papel para as transações eletrônicas, mais seguras, rápidas e econômicas.

Para as empresas, o mercado de benefícios, além de contribuir para a sua modernização, oferecendo ferramentas de fidelização, motivação e inovação <_st13a_personname w:st="on" productid="em Recursos Humanos">em Recursos Humanos traz também importantes instrumentos de gestão. Hoje, uma empresa pode gerir sua frota por meio de cartões eletrônicos de pagamento, adquirir os Vales-Transportes de seus funcionários pela Internet com relatórios on-line ganhando economia, produtividade e agilidade.

Fruto do investimento em inovação e tecnologia das empresas do setor de benefícios e da atualização das empresas brasileiras que se inserem em um mercado global, o setor de benefícios está amadurecido, é verdade, mas ainda com vontade de crescer e aprimorar-se: novas tecnologias, produtos e serviços ainda serão criados por este setor, tenho certeza, o que vai significar investimentos na economia e criação de empregos e riqueza para o Brasil.

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*Presidente da VB Serviços





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