Dr. Wadih Damous,
É com grande expectativa que mais de 50 milhões de brasileiros e brasileiras que são consumidores de planos de saúde aguardam a sua gestão na ANS, após longo período em que o cargo ficou em vacância pela inércia do Senado Federal em aprovar o nome de V.Sa. à frente do órgão.
Como auxiliar da Justiça posso lhe assegurar que a situação dos planos de saúde é insustentável no momento atual: péssimo atendimento aos clientes, falta de gestão da saúde dos usuários, falta de acesso a serviços de qualidade, negativas e mais negativas de procedimentos médicos sem justificativas e por último e não menos importante: os reajustes abusivos praticados pelas Operadoras de Saúde nos últimos 6 anos, conforme denunciam os diversos Institutos de Defesa do Consumidor.
Posso assegurar à V.Sa. que os reajustes praticados são fruto de ganância e contaram até a o momento com o beneplácito das diretorias anteriores da Agência; basta realizar auditoria séria nos planos de saúde e observar que os dados informados de despesas medicas e hospitalares são completamente inconsistentes. Na realidade tratam-se de dados aleatórios superfaturados de sinistrados que são falsos, para alegação de desequilíbrio contratual e obtenção de reajustes abusivos anuais com empresas e entidades associativas.A saída dos consumidores é buscar a Justiça para garantir a saúde e a vida.
Infelizmente vi poucas vezes a ANS autuar um plano de saúde por fraude e demais ilicitudes. Não se pode olvidar de empresa líder de plano de saúde que foi denunciada pelo MP de vários Estados por não cumprimento de decisões judiciais.
É grande a expectativa dos consumidores de planos de saúde para que a sua gestão solucione esses descalabros. Boa sorte!