Migalhas de Peso

Controladoria jurídica: Além do controle de prazos e intimações

A controladoria jurídica vai além do operacional: É estratégica, preventiva e essencial para a gestão eficiente de escritórios de advocacia.

18/9/2025

A controladoria jurídica muitas vezes é vista apenas como o setor responsável por prazos processuais e painéis de intimações. No entanto, sua função vai muito além do acompanhamento de atividades rotineiras: trata-se de uma área estratégica, que atravessa todas as dimensões do escritório, do planejamento à execução, passando pelo jurídico, pelo operacional e pela tomada de decisões.

Mais do que custo, a controladoria é prevenção, planejamento e investimento. Quando bem estruturada, garante eficiência, previsibilidade e segurança, evitando falhas que poderiam comprometer a qualidade da entrega ao cliente e a sustentabilidade do negócio.

O controller jurídico/controlador jurídico é o profissional responsável por organizar fluxos de trabalho, centralizar informações e monitorar indicadores. Sua atuação não se limita ao acompanhamento do que é produzido no departamento jurídico: ela também envolve contribuir ativamente para que a gestão seja orientada por dados, processos e resultados.

Além disso, a equipe da controladoria pode contar com assistentes dedicados ao controle de prazos, painéis de intimações ou atividades operacionais. Porém, o controller/controlador ocupa uma posição estratégica, com olhar global sobre a performance e as necessidades do escritório.

Em um cenário cada vez mais competitivo, escritórios que enxergam a controladoria jurídica como aliada estratégica saem na frente, pois conseguem alinhar operação, gestão e resultados de forma integrada, sólida e inteligente.

Davi Henrique Reino
Controlador Jurídico e Gestor de Expansão em Marília Lira Advogadas, Pós-Graduado em Diversas Áreas, Diretor Científico Adjunto do IBDP, Professor da BasePrev e Consultor em Gestão Estratégica

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025