Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito à Diferença Cultural"

Veja quem faturou o exemplar da obra "Direito à Diferença Cultural" (Juruá – 261p.), de Maria Costa Neves Machado.

26/4/2010


Sorteio de obra

De autoria de Maria Costa Neves Machado, a obra "Direito à Diferença Cultural" (Juruá – 261p.) é dividida em duas partes : na 1ª parte examinam-se alguns aspectos antropológicos, filosóficos e teológicos do reconhecimento da diversidade cultural dos seres humanos e da afirmação de sua igualdade, bem como da prática da desigualdade na história. A finalidade desta abordagem é viabilizar a definição do direito à diferença cultural e de seus limites, permitindo uma análise jurídica embasada do referido direito na atualidade.

Na 2ª parte são examinadas, inicialmente, as reflexões de antropologia filosófica de Arendt e Bobbio,’uma vez que tais reflexões exerceram um papel fundamental durante o século XX para o reconhecimento da ligação essencial entre o princípio da igual dignidade dos seres humanos e o do respeito à sua diversidade cultural.

Posteriormente, é analisado o movimento multiculturalista na atualidade, em especial sua origem e as diversas posições assumidas dentro dele, notadamente a oposição entre as concepções liberal e comunitarista sobre o reconhecimento de interesses, valores e expectativas de grupos culturais no Estado Democrático de Direito.

A partir desses fundamentos filosóficos e sociológicos, são abordados o conceito e os limites do direito à diferença cultural na atualidade, tanto no plano do Direito Internacional como no quadro do Estado Democrático de Direito.

O estudo do Direito à diferença cultural é essencial para o entendimento da complexa relação que se estabelece entre atores sociais em conflito em razão da diversidade cultural, bem como para buscar elementos que possam indicar eventuais soluções para tais conflitos, no sentido de se garantir o reconhecimento e o respeito dos grupos considerados culturalmente diversos e, ao mesmo tempo, limitar-se tal reconhecimento na medida em que este possa se opor, em concreto, à dignidade da pessoa humana.

Sobre a autora :

Maria Costa Neves Machado é mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP; mestre em Direito (LL.M.) pela University of Chicago Law School (2009); graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP(2004).

_______________

 Ganhador :

Giorgi Augustus Nogueira Peixe Sales, de Fortaleza/CE


____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Reforma tributária e imposto sobre herança: Mudanças e estratégias de planejamento sucessório

25/4/2024

O Plano de Contratações Anual na lei Federal 14.133/21

25/4/2024