Migalhas Quentes

Baú migalheiro - Cassiano Spiridião de Melo Matos

Há 163 anos, no dia 2 de setembro de 1847, substituindo a Francisco Alberto Teixeira de Aragão, falecido, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal de Justiça o desembargador da Relação da Bahia, Cassiano Speridião de Melo Matos. Fora senador pela mesma Província, em substituição ao visconde de Cairu (1836), tendo exercido o cargo de vice-presidente do Senado no período de 1848-1856. Aposentou-se em 7 abril de 1857, falecendo a 5 de julho do mesmo ano.

2/9/2010


Baú migalheiro

Há 163 anos, no dia 2 de setembro de 1847, substituindo a Francisco Alberto Teixeira de Aragão, falecido, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal de Justiça o desembargador da Relação da Bahia, Cassiano Speridião de Melo Matos. Fora senador pela mesma Província, em substituição ao visconde de Cairu (1836), tendo exercido o cargo de vice-presidente do Senado no período de 1848-1856. Aposentou-se em 7 abril de 1857, falecendo a 5 de julho do mesmo ano.

____________

Cassiano Spiridião de Melo Matos, filho de Euzebio Nunes de Paiva e Matos e D. Maria Magdalena de Matos, nasceu em 11 de setembro de 1797, na cidade de Salvador/BA.

Em 1814, matriculou-se na Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra ; concluído o curso, recebeu o grau de Bacharel em carta de 2 de outubro de 1819.

Regressando ao Brasil, foi nomeado, por D. João VI, Juiz de Fora de Vila Rica, Minas Gerais, por decreto de 22 de janeiro de 1820.

Em alvará de 23 de março seguinte, obteve a nomeação de Provedor da Fazenda dos Defuntos e Ausentes, Resíduos e Capelas da mesma vila e seu distrito, alvará expedido em virtude de despacho de 17 do aludido mês, do Tribunal da Mesa de Consciência e Ordens. Aí permaneceu por mais de seis anos até ser nomeado Desembargador da Relação de Pernambuco, com exercício na da Bahia, em carta imperial de 27 de abril de 1827. Teve a nomeação efetiva nesta Relação, por decreto de 18 de outubro de 1829.

Em decreto de 2 de setembro de 1847, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, preenchendo a vaga ocorrida com o falecimento de Francisco Alberto Teixeira de Aragão ; tomou posse a 20 do aludido mês de setembro. Foi aposentado por decreto de 7 de abril de 1857.

Tomou assento, representando a província da Bahia, como Deputado à Assembléia-Geral Legislativa na 2ª legislatura (1830-1833).

Em 25 de maio de 1836, foi nomeado Senador pela mesma província, em substituição do Visconde de Cairu, falecido a 25 de agosto de 1835; exerceu o cargo de Vice-Presidente do Senado no período de 1848 a 1856.

Foi agraciado com a comenda da Ordem de Cristo, em decreto de 18 de julho de 1841.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 5 de julho de 1857, sendo sepultado no Cemitério da Ordem de São Francisco de Paula, em Catumbi.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025