Migalhas Quentes

Lançamento da obra "Direito, Ética e política em Spinoza - Uma Cartografia da Imanência"

O departamento de Direito da PUC-Rio e a Editora Lumen Juris lança, no próximo dia 18, o título "Direito, Ética e política em Spinoza - Uma Cartografia da Imanência", de Francisco de Guimaraens. O coquetel será na PUC-Rio (rua Marquês de São Vicente, 225, 8º andar da Ala Frings do Edifício da Amizade, RJ), às 19h.

18/11/2010


Lançamento

Autor desenvolve o revolucionário pensamento de Spinoza na obra

Acontece hoje o lançamento da obra "Direito, Ética e Política em Spinoza – uma cartografia da imanência", do professor da PUC-RioFrancisco de Guimaraens. O coquetel será no Auditório FB8 (rua Marquês de São Vicente, 225, 8º andar da Ala Frings do Edifício da Amizade, RJ), às 19h.

Sobre a obra :

"(...)Trata-se, sem dúvida, de uma questão fundamental, posto que erode as concepções que sustentaram o antropocentrismo predatório da modernidade, hoje evidente pela crise de civilização e pela formidável e perigosíssima crise ambiental que atravessamos. Esta concepção humanista se inscreve, como demonstra o autor, em uma ontologia democrática, no interior da qual é possível pensar a igualdade sem dissociá-la da diferença. Num texto ao mesmo tempo fluente e rigoroso, o autor desenvolve o revolucionário pensamento de Spinoza, levando o leitor a examinar questões clássicas do direito, da ética, e da política desde ângulos diferentes, a partir dos quais a reflexão crítica se torna não apenas possível, mas inevitável. É este o desafio a que faço alusão no início destas linhas. Por isso mesmo a leitura desta obra é altamente recomendável para quem insere seu trabalho no campo do direito, da política e da filosofia. Entretanto, não é apenas para esse público especializado que este trabalho interessa. O leitor informado deve ter percebido, nas poucas referências feitas nestas linhas, que algumas das questões básicas discutidas neste livro antecipam, em mais de dois séculos, perspectivas contemporaneamente aprofundadas e desenvolvidas em áreas do conhecimento que, como a física quântica ou a psicanálise, sequer eram possíveis na época em que o autor da "Ética" realizara sua obra. Por isso mesmo a leitura deste trabalho é altamente recomendável para todos aqueles que se preocupam com as questões cruciais do conhecimento e da ação." Carlos Alberto Plastino, professor da PUC-Rio

Sobre o autor :

Francisco de Guimaraens é doutor em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio. Professor de Direito Constitucional e de Teoria do Estado do Programa de pós-graduação e da graduação em Direito da PUC-Rio. Coordenador de graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio.

_______________

_________________

Adquira já o seu :












_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024