Migalhas Quentes

TJ/BA - Alunos de Direito já iniciaram atividades no Balcão de Justiça

Alunos do curso de Direito das faculdades Ruy Barbosa e Social da Bahia, treinados nos últimos dias 10 e 11, quinta e sexta-feira passadas, iniciaram ontem o estágio voluntário nos Balcões de Justiça e Cidadania.

16/2/2011


Estágio Voluntário

TJ/BA - Alunos de Direito já iniciaram atividades no Balcão de Justiça

Alunos do curso de Direito das faculdades Ruy Barbosa e Social da Bahia, treinados nos últimos dias 10 e 11/2, quinta e sexta-feira passadas, iniciaram ontem o estágio voluntário nos Balcões de Justiça e Cidadania.

Os estudantes vão prestar atendimento nas unidades mantidas pelo TJ em parceria com as instituições de ensino. Na Faculdade Ruy Barbosa, os balcões estão situados nos prédios do Imbuí, Boca do Rio e Nordeste de Amaralina. Já na Faculdade Social da Bahia, o Balcão funciona em Ondina.

O estágio voluntário prevê também atendimento à população nos Balcões de Itapagipe e Sussuarana, mantidos em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção a AIDS - GAPA.

As aulas de Capacitação Continuada para os novos estagiários do projeto Balcão de Justiça e Cidadania foram realizadas no prédio da Faculdade Ruy Barbosa, no Imbuí.

O curso, ministrado pelo instrutor Luiz Fernando Pinto Nascimento, supervisor dos Balcões de Cajazeiras, São Caetano, Águas Claras e Castelo Branco, foi composto de quatro módulos: Conhecimento do Projeto; Atendimento Padronizado e de Qualidade; Noções Básicas de Técnica de Mediação e Conciliação e Prática: Simulação de Casos e Termos de Acordo.

"Quando esses estagiários chegarem ao Balcão, já terão noção administrativa e processual do projeto", afirma Nascimento. "No curso, antecipamos os conhecimentos, principalmente, os relacionados aos conflitos de Direito de Família, Direito Civil e Direito do Consumidor, os mais pautados pela população nos Balcões de Justiça e Cidadania", detalha.

Pedro Medrado Silveira, estudante do 4º semestre do curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa, relata que conheceu e se interessou pelo Balcão de Justiça e Cidadania por intermédio de dois amigos que já participaram do projeto. "O Balcão oferece à população carente um meio rápido de resolver conflitos sem gastar com advogados. De uma forma pacífica", ressalva o estudante.

O futuro bacharel afirma, também, que busca no estágio conhecimento, e não retorno financeiro: "Quero, apenas, associar prática e conhecimento e o Balcão é um projeto bastante respeitado entre os magistrados", encerra.

________________
_________

Fonte : TJ/BA

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Lula sanciona lei que cria o marco legal dos jogos eletrônicos

6/5/2024

Defesa de motorista do Porsche pede HC no STJ; homem está foragido

6/5/2024

CNJ manda TJ/RO esclarecer valores milionários pagos a magistrados

6/5/2024

Servidor do TCU consegue remoção para cuidar de pai e irmão

4/5/2024

Justiça homologa acordo que suspendeu Concurso Nacional Unificado

4/5/2024

Artigos Mais Lidos

STJ: Crustáceos, marca e concorrência desleal

5/5/2024

A NR 38 e o custo da segurança: Um investimento que vale a pena

4/5/2024

Shopping centers: Lojistas devem adotar cautelas na integração de dados para cálculo do aluguel percentual

4/5/2024

A Justiça pede passagem. Linguagem simples, direta e objetiva é o melhor caminho

6/5/2024

Apuração de haveres: A possibilidade de aplicação de metodologias econômicas

5/5/2024