Migalhas Quentes

Fórum de Cotia/SP recebe vara Criminal e novas instalações do setor psicossocial

1/3/2011


Inauguração

Fórum de Cotia/SP recebe vara Criminal e novas instalações do setor psicossocial

Na última sexta-feira, 25, foi instalada a vara Criminal da comarca de Cotia, município da Grande São Paulo. O TJ/SP inaugurou, também, o prédio onde ficam as novas instalações do Setor Técnico Psicossocial.

O evento, realizado no salão do júri, teve início com o discurso do juiz Théo Assuar Gragnano, responsável pela vara Criminal. Para ele, a instalação da vara e a consequente especialização das já existentes beneficiará o atendimento jurisdicional na comarca. O juiz disse que haverá um grande volume de trabalho desde o primeiro dia de funcionamento. "Serão distribuídos cinco mil processos criminais e mais 906 da infância e juventude", declarou.

O prefeito de Cotia, Antonio Carlos de Camargo, falou sobre a parceria entre o Poder Judiciário, a prefeitura e a iniciativa privada, que tornaram possível a construção do prédio onde funcionará o setor psicossocial da comarca. Ele prometeu trabalhar ainda mais para melhorar as instalações do fórum. "Vamos continuar na luta para reformar o prédio do fórum. Cotia está crescendo muito e precisamos acompanhar este crescimento".

O coordenador da 52ª circunscrição Judiciária, da qual Cotia faz parte, desembargador João Cláudio Caldeira, lembrou do tempo em que foi juiz na comarca. Ele falou também sobre as dificuldades enfrentadas pelo Poder Judiciário em razão dos constantes cortes de verba realizados pelo governo do Estado. "O Poder Judiciário, que sempre decide, não pode decidir o seu futuro. Para se ter uma ideia das dificuldades, essa vara foi criada em 2005, mas só hoje está sendo instalada".

Caldeira deixou os problemas de lado para falar sobre a felicidade em participar da solenidade de instalação da vara. "Essa instalação é um momento de grande festividade, de grande alegria. Parabéns à comarca", encerrou o desembargador.

Com a instalação da vara Criminal, as três varas judiciais irão se especializar e só atenderão a causas cíveis e de família. Os processos criminais, de competência do júri, de infância e juventude e da vara de Execuções Criminais serão distribuídos para o novo cartório.

O plenário do júri ficou lotado com a presença de autoridades locais, integrantes do Poder Judiciário e servidores. O presidente da APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascareti também prestigiou a cerimônia.

Fórum

O fórum de Cotia pertence à 52ª circunscrição judiciária, que compreende também os municípios de Itapecerica da Serra (sede), Juquitiba, Embu-Guaçu, Vargem Grande Paulista, Itapevi, Embu e Taboão da Serra. O juiz diretor do fórum é Paulo Henrique Ribeiro Garcia.

No prédio existem três varas judiciais, que são cumulativas, além do Juizado Especial e um anexo fiscal. Nessas varas, há atualmente, 86.023 processos em andamento. Os 111 funcionários do local atendem, em média, 110 pessoas diariamente.

________________
_________

Fonte : TJ/SP

________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Deputado do Acre se confunde e chama Vade Mecum de “Freddie Mercury”

3/5/2024

Governo adia Concurso Unificado em todo o país após chuvas no RS

3/5/2024

Reoneração da folha já vale para o próximo recolhimento, esclarece RF

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Juridicamente, empresas não podem sofrer falência!

3/5/2024

Honorários advocatícios na execução por quantia certa

3/5/2024

Discussão acerca dos juros remuneratórios em contratos bancários: Uma abordagem cautelosa

3/5/2024