Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Tributação da Renda Imobiliária"

Confira quem são os ganhadores da obra "Tributação da Renda Imobiliária" (Quartier Latin – 301p.), de Ricardo Lacaz Martins.

4/4/2011


Sorteio de obra

Na obra "Tributação da Renda Imobiliária" (Quartier Latin – 301p.), o advogado Ricardo Lacaz Martins aponta dentro da complexidade da legislação pertinente, a necessidade da identificação das particularidades que caracterizam a individualidade dos contribuintes imobiliários.

A obra é uma compilação das aulas ministradas no curso Tributação – Operações Imobiliárias, da Universidade Secovi, e da tese de doutorado defendida recentemente na Faculdade de Direito da USP.

"Foi justamente de seu doutoramento, orientado pelas mãos seguras do prof. Alcides Jorge Costa, que surgiu a presente obra. Ricardo soube notar que não havia qualquer tentativa de sistematização da legislação tributária aplicável ao setor imobiliário.

Basta compulsar o trabalho para ver que, doravante, aquele que excursionar pela seara da tributação do mercado imobiliário far-se-á acompanhar pelas mãos experientes do curador da mostra. O texto é fluido, bem sistematizado mas, ao mesmo tempo, rigoroso.

A proposta do estudo — a análise das normas que regem a tributação da renda decorrente da atividade imobiliária afim de identificar a existência de uma unidade de sentidos em suas disposições e uma ordenação interna de suas regras torno de princípios que possam conjuntamente caracterizar um sistema jurídico, já revela a preocupação de seu autor. Certamente fruto de sua vivência ao desbravar a floresta ainda desconhecida, a meta de identificar um sistema evidencia o comprometimento do autor com seu leitor: sistematizar significa tornar acessível. Basta ler o segundo capítulo da tese para ver que a busca do sistema não é mero exercício acadêmico: é por intermédio dela que se identificam princípios jurídicos. Estes surgem como garantidores da igualdade, já que de imediato denunciam eventuais incoerências e inconsistências, inadmissíveis em um ordenamento que se pretenda qualificar como Estado de Direito.

É no terceiro capítulo que o leitor identifica a profunda pesquisa concernente ao imposto de renda. Não deixa de causar surpresa o fato de que um imposto de tamanha importância tenha uma história tão recente, aqui e alhures. Daí a relevância de compreender se existe um conceito (teórico) de renda e como ele foi positivado. O capítulo é convincente quanto à importância do Código Tributário Nacional, de onde fluem princípios e critérios que informarão a atuação do legislador infraconstitucional." Luís Eduardo Schoueri, professor da USP

Sobre o autor :

Ricardo Lacaz Martins é mestre e doutor em Direito Tributário pela USP. Membro do conselho jurídico do SECOVI, desde 1995. Professor do curso de especialização do IBDT. Sócio da banca Lacaz Martins, Halembeck, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados.

______________

 Ganhadores :

Edgard Lemos Barbosa, advogado em São Carlos/SP;

Alexandre Simas Santos, assessor jurídico do TJ/SC, de Florianópolis;

Hélio Duque França de Oliveira, advogado da Souza Cruz S.A., do Rio de Janeiro/RJ;

Ísis Vanessa Monteiro, advogada em Recife/PE;

Maksym Terner, da Terner Imóveis, de Porto Alegre/RS; e

Layre Colino Neto, analista Judiciário, de Curitiba/PR.


_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Idoso será ressarcido após plano negar custeio de cirurgia robótica

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Impacto da IA na governança das empresas

26/4/2024