Migalhas Quentes

Inauguradas obras de ampliação e melhorias do Foro de Charqueadas/RS

No dia 1º, foram inauguradas as obras de ampliação e melhorias do prédio do foro da comarca de Charqueadas/RS. O desembargador Leo Lima, presidente do TJ/RS, afirmou que objetivo do Judiciário Estadual é "melhorar as condições de trabalho de magistrados e servidores, além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à população, inclusive com acomodações mais amplas e modernas".

5/4/2011


Novidade

Inauguradas obras de ampliação e melhorias do Foro de Charqueadas/RS

No último dia 1º, foram inauguradas as obras de ampliação e melhorias do prédio do foro da comarca de Charqueadas/RS. O desembargador Leo Lima, presidente do TJ/RS, afirmou que objetivo do Judiciário Estadual é "melhorar as condições de trabalho de magistrados e servidores, além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à população, inclusive com acomodações mais amplas e modernas".

O presidente lembrou que 80% das despesas orçamentárias do Poder Judiciário correspondem a gastos com o pagamento de pessoal, "por se tratar de um Poder voltado eminentemente à prestação de serviço à comunidade". Disse ainda que o principal compromisso é oferecer uma Justiça universal, rápida e eficiente, "bastante diferente da erudição que era utilizada antigamente quando a demanda jurisdicional não era tão intensa como hoje".

A juíza Sônia Fátima Battistela, diretora do Foro de Charqueadas, revelou que somente este ano já ingressaram 2.944 ações na comarca. Informou que no ano passado, o total foi de 12.447 feitos, ano em que foram julgadas 12.106 ações. "Graças à colaboração da prefeitura, por meio da cedência de funcionários, e da dedicação integral dos nossos servidores tem sido possível fazer frente à demanda", afirmou.

A comarca de Charqueadas adotou diversos projetos desenvolvidos pelo Judiciário, como a conciliação para execuções fiscais e a conciliação para demandas cíveis, além do projeto de superendividamento. "Tudo isso aumentou consideravelmente a presença de público no foro e, por isso, as melhorias serão fundamentais para a eficiência dos serviços prestados", acrescentou.

Melhorias

Foram realizadas reformas no prédio, além de uma ampliação de 214,10 metros quadrados, totalizando uma área de 1.194,35 metros quadrados. Entre as principais mudanças no prédio do Foro, que conta com duas varas instaladas, estão a ampliação dos cartórios – localizados no térreo e no segundo andar – além da disponibilização de gabinete para juiz e arquivo. Foi realizada também a instalação de elevador.

Presença

Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Charqueadas, Hélio Sippel; o vereador André da Fonseca Sippel, presidente da Câmara municipal; o juiz Rinez da Trindade, assessor da presidência do TJ; o juiz André Guidi Colossi, corregedor da região; o titular da 1ª vara Cível da comarca de Charqueadas, Adriano Parollo; o diretor Amilcar Ferreira, do DEAM - Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção do TJ; a defensora pública Débora de Oliveira Dias Torres; a representante do MP, Bruna Maria Borgmann, e o representante local da OAB, Rosvaldino Fallavena.

________________
_________

Fonte : TJ/RS

Foto : Mariane Souza de Quadros

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025