Migalhas Quentes

Desembargador Artur Marques é reeleito para Órgão Especial do TJ/SP

O desembargador Artur Marques da Silva Filho, reeleito ontem, 12, continua a integrar o Órgão Especial do TJ/SP. O magistrado recebeu 91 votos na eleição para preenchimento de uma vaga no colegiado.

13/5/2011

TJ/SP

Desembargador Artur Marques é reeleito para Órgão Especial

O desembargador Artur Marques da Silva Filho, reeleito ontem, 12, continua a integrar o Órgão Especial do TJ/SP. O magistrado recebeu 91 votos na eleição para preenchimento de uma vaga no colegiado.

Artur Marques concorreu com outros sete colegas. A vaga se abriu com o término de seu próprio mandato, que se encerraria em 14/5, depois de dois anos de trabalho.


Desembargadores Artur Marques e José Roberto Bedran

A apuração dos votos se no Salão Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, onde ocorrem as sessões do Órgão Especial todas as quartas-feiras. O desembargador José Roberto Bedran, presidente do TJ/SP, anunciou o resultado do pleito: "Cumprimento o candidato eleito e os demais pela participação nesta brilhante eleição, que é uma conquista para o Poder Judiciário de São Paulo". O candidato reeleito agradeceu aos colegas que prestigiaram a eleição, votando. "Uma eleição é sempre motivo de satisfação, pois representa um avanço democrático", disse.


Apuração dos votos válidos

Desde junho de 2006, o Órgão Especial – que antes era composto pelos 25 desembargadores mais antigos do tribunal – passou a contar com membros eleitos. A alteração na composição é uma determinação constitucional que surgiu com a emenda 45/04 (clique aqui). Os tribunais estaduais que contassem com Órgão Especial deveriam providenciar eleições para o preenchimento de metade de suas vagas. A outra metade continuou a ser preenchida com base no critério de antiguidade.


Salão Ministro Costa Manso durante apuração dos votos

O Órgão Especial, além das atribuições administrativas, é competente para processar e julgar autoridades como o governador, o vice-governador, deputados estaduais, secretários de Estado, juízes estaduais e membros do MP.

Biografia

Artur Marques da Silva Filho tomou posse como juiz substituto em 1978. Inicialmente trabalhou em Jundiaí/SP, seguindo depois para Miracatu/SP e Rancharia/SP. Na capital, atuou na 1ª vara Criminal e na 2ª vara da Família e Sucessões do Foro Regional da Lapa. Em 1994, foi promovido a juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil e, em 2005, com a unificação dos tribunais do Estado, a desembargador do TJ/SP.

No biênio 2001/2002, o magistrado presidiu a Apamagis - Associação Paulista dos Magistrados.

______________
____

Foto : TJ/SP
____
______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024