Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Teatro Inexperto em 2 peças quase Distópicas"

Veja quem ganhou a obra "Teatro Inexperto em 2 peças quase Distópicas", novo livro de Clèmerson Merlin Clève, do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados.

24/10/2011


Sorteio de obra

 

"Teatro Inexperto em 2 peças quase Distópicas" (Artes & Textos – 198p.), novo livro de Clèmerson Merlin Clève, do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados, apresenta duas peças de linguagens literárias distintas, escritas pelo autor na sua juventude, mas com um olhar sem reservas para as relações humanas.

 

A primeira peça, "Mingau de Alho", escrita na linguagem do cotidiano sertanejo, conta a história de pessoas que sofrem a guerra, dando voz a quem geralmente não a tem. Esses seres humanos querem ter uma vida normal, mas estão sendo expulsos de suas terras por motivos que nem sequer entendem.

Já "Razão de Estado" constitui-se em profunda (e satírica) reflexão sobre a falta de ação humana diante das questões políticas que regem sua existência.

Ambas foram lidas e analisadas por duas professoras. Ivone Ceccato comenta que os textos descrevem realidades em situações distintas, mas que traduzem uma universalidade: a exploração humana. Quanto ao título do livro, a professora contesta: "Somente com a leitura da obra o leitor poderá concordar que as obras condizem com uma literatura madura e reflexiva, reveladora de crítica social às recorrentes formas de opressão vividas pelo homem. Portanto, de autor experiente, duas peças verdadeiramente distópicas". Wanda Camargo elogia "em Mingau de Alho a capacidade de analisar, ainda tão jovem, as consequências de um fato tão significativo e local da história paranaense, como o Contestado, e depois, em Razão de Estado, um fato tão universal, como a ditadura exercida sobre todo o país, e, em ambas, demonstrar tanta maturidade e domínio da escrita".

Sobre o autor :

Clèmerson Merlin Clève é sócio da banca Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados. Professor titular de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da UFPR e nas Faculdades do Brasil. É também professor no IBEJ na pós-graduação e do programa de doutorado na Universidade Pablo Olavide, em Sevilha (Espanha). Ex-procurador da República, procurador do Estado do Paraná, exerce intensa atividade advocatícia na área de Direito Público.

__________

 Ganhadora :

Daniela Cristina Lima Gomes Cabral, de Mossoró/RN

 

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025