Migalhas Quentes

TST testa sistema de distribuição eletrônica de processos

18/8/2005

TST testa sistema de distribuição eletrônica de processos

O presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, e os demais ministros da Casa assistiram ontem a uma demonstração do funcionamento do sistema de distribuição eletrônica. Vantuil ressaltou que a implantação do sistema garantirá mais segurança aos jurisdicionados e reduzirá significativamente a quantidade de servidores e de espaço físico atualmente envolvidos nas tarefas de autuação, classificação e distribuição de processos – além da vantagem mais evidente, que é a rapidez dos procedimentos.

Desenvolvido pela Secretaria de Processamento de Dados (Seprod) do Tribunal, o sistema terá a intervenção humana apenas nas tarefas de digitação dos dados dos processos. Feito isto, todos os demais procedimentos serão executados automaticamente. O sistema verifica impedimentos, vasculhando o banco de dados do TST relativo a partes, advogados, TRTs de origem, etc. e excluindo os ministros impedidos de atuar em cada processo. Em seguida, realiza a distribuição, por meio de sorteio aleatório, dos relatores, e emite relatórios nos quais constam a quantidade de processos distribuídos a cada ministro, os respectivos relatores, os tipos de processo, as distribuições por prevenção e todos os demais detalhes.

Na demonstração executada pelos técnicos da Seprod, um lote de 1.300 processos foi distribuído em cerca de cinco segundos. A redução de tempo permitirá, na avaliação do presidente do TST, uma redução de até 50% do pessoal que hoje trabalha na área, possibilitando o remanejamento de servidores para tarefas como a classificação de processos por matéria, que resultariam em ainda maior rapidez nos julgamentos. O sistema ainda está sendo testado e deverá entrar em funcionamento em breve.
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025