Migalhas Quentes

TRF derruba liminar que suspendia criação da Super-Receita

19/8/2005

TRF derruba liminar que suspendia criação da Super-Receita

O presidente do TRF da 2ª região, desembargador federal Frederico Gueiros, suspendeu a liminar concedida da 2ª vara Federal Criminal, que suspendia a criação da Super-Receita -como é chamada a Receita Federal do Brasil. O novo órgão, criado por meio da MP (medida provisória) 258 é resultado da fusão das Secretarias de Receita Previdenciária com a Receita Federal.

Na terça-feira, o juiz Hudson Gurgel, da 2ª vara federal da seção Judiciária do Rio de Janeiro, havia acatado parcialmente um pedido de liminar numa ação popular contra a MP 258 - a ação queria suspender a execução da MP.

O juiz havia determinado a suspensão da transferência de pessoal, acervo técnico e patrimonial e das dotações orçamentárias do INSS para o novo órgão.

Para derrubar a liminar, a União alegou que a decisão iria provocar "grave lesão às ordens pública, econômica, jurídica e administrativa".

Várias entidades estão contra a criação da Super-Receita. Uma delas é a Anpaf (Associação Nacional dos Procuradores Federais), que pediu ao STF que a MP 258 fosse considerada inconstitucional.

A Anpaf critica a transferência da representação judicial e extrajudicial da PGF (Procuradoria-Geral Federal) para a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).

Segundo a Anpaf, essa transferência "fere os princípios de legalidade e de eficiência, consagrados na Constituição, podendo ainda gerar total insegurança jurídica, em face da falta de especialização e de experiência da PGFN no trato de milhares e milhares de ações envolvendo o INSS na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho".

Na ação de inconstitucionalidade, a Anpaf informa que somada a essa situação haverá um "desperdício incalculável com a criação de novos cargos efetivos, funções comissionadas e instalações desnecessárias nos Estados, onerando o Orçamento da União".
_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Se você falou, cumpra", diz advogado que pede R$ 51 mi a Pablo Marçal

7/5/2024

Toffoli cassa decisão do TRT-22 e limita dirigentes sindicais estáveis

6/5/2024

Defesa de motorista do Porsche pede HC no STJ

6/5/2024

STJ mantém prisão de motorista de Porsche que causou morte em acidente

7/5/2024

Lula sanciona lei que cria o marco legal dos jogos eletrônicos

6/5/2024

Artigos Mais Lidos

STJ: Crustáceos, marca e concorrência desleal

5/5/2024

A Justiça pede passagem. Linguagem simples, direta e objetiva é o melhor caminho

6/5/2024

Correção de rumos no STF: pejotização é fraude trabalhista

6/5/2024

Poderes se revezam para boicotar a desoneração da folha

6/5/2024

Planejamento tributário e sucessório: construindo resiliência empresarial

7/5/2024