Migalhas Quentes

Justiça paulista nega extinção da Gaviões da Fiel

Ações foram movidas após a morte de dois membros de torcida organizada do Palmeiras em confronto com a Gaviões.

29/5/2012

A 31ª vara Cível do fórum João Mendes negou pedido do MP/SP de extinguir a Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians. O órgão pedia a dissolução de outras cinco torcidas organizadas, além da proibição dos sócios de frequentar praças esportivas. As ações foram movidas após a morte de dois membros de torcida organizada do Palmeiras em confronto com a Gaviões.

O juiz Luiz Fernando Cirillo declarou que, "lamentavelmente, a ocorrência de mortes relacionadas com atividades das torcidas de futebol não é novidade para que a prestação jurisdicional liminar constitua solução eficaz".

Além da Gaviões da Fiel, constam nas ações as torcidas Mancha Alviverde, do Palmeiras, Serponte e Jovem Amor Maior, da Ponte Preta, e Guerreiros da Tribo e Fúria Independente, do Guarani, por envolvimento em atos de violência. Os pedidos de extinção das outras torcidas citadas nas ações do MP/SP ainda não foram analisados.

Liminar

O presidente da Gaviões da Fiel, Antonio Alan Souza Silva, conhecido como Donizete, teve liminar em HC concedida em seu favor pela 15ª câmara Criminal do TJ/SP. De acordo com a decisão, do desembargador Walter de Almeida Guilherme, ele poderá responder em liberdade até o julgamento do mérito do recurso. Ele teve prisão temporária decretada por suposto envolvimento no confronto entre as torcidas, que motivou a ação do MP/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025