Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Risco Soberano"

Veja quem ganhou a obra "Risco Soberano".

4/6/2012

A obra "Risco Soberano" (Arraes Editores – 109p.), do advogado Rodrigo de Souza Nogueira, pretende discutir a atuação das agências internacionais de classificação de risco.

"Este livro está organizado em três capítulos, incluindo-se Introdução, na qual é realizada a apresentação da temática abordada. No capítulo I será apresentado um relato sobre a atuação das agências, incluindo dados históricos, explicação sobre as escalas utilizadas na classificação do risco de crédito, procedimentos e metodologias empregadas nas atribuições, seus objetivos e benefícios advindos para o mercado.

Em seguida, no capítulo 2, será elaborada revisão bibliográfica da literatura relativa ao tema, com enfoque às críticas dirigidas a essa indústria. Serão colacionados exemplos de falhas e erros nas atribuições. Buscar-se-á demonstrar que sua atuação encontra-se no limiar entre fidúcia e coerção.

Na sequência, o capítulo 3 apresenta fundamentos teóricos da teoria de regulação, incluindo definições e classificação. Posteriormente, contextualiza o arcabouço internacional (incluindo a regulação norte-americana) para, ao final, apresentar propostas de regulação das atividades desempenhadas pelas agências, enfatizando o papel dos Estados em garantir que esses instrumentos incorporem preocupações relacionadas à observância dos direitos fundamentais. A discussão será colocada no âmbito do agravamento da tendência de desregulamentação financeira internacional, que culminou na crise no subprime nos EUA. Ao final, na conclusão, consta resumo da obra com destaque para os aspectos mais importantes". O autor

Sobre o autor :

Rodrigo de Souza Nogueira é advogada da União. Especialista em Direito Público pelo IEC/PUC/Minas. Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/Escola de Governo de MG.

__________

Ganhador :

 

Anderson Barbosa da Costa, de Paulínia/SP

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024