Migalhas Quentes

Cesar Asfor Rocha é homenageado pela Corte Especial do STJ

Para colegiado, magistrado se distingue pelo saber jurídico.

6/9/2012

O ministro Cesar Asfor Rocha foi homenageado pela Corte Especial do STJ em razão de seu pedido de aposentadoria, feito na última segunda-feira, após 20 anos de serviços prestados à instituição. Foi na gestão do ministro, que se aposenta aos 64 anos, que a Corte instituiu o processo judicial eletrônico. Sua aposentadoria antecipada abre vaga a um membro do MP.

De acordo com pronunciamento de Napoleão Nunes Maia Filho, que falou em nome do colegiado, Asfor Rocha sempre exerceu importante papel na formação da jurisprudência do Tribunal. Para Maia Filho, ele é um magistrado que se distingue pelo saber jurídico e pela capacidade de traçar caminhos inesperados nos julgamentos.

Na homenagem, Maia Filho destacou que a aposentadoria antecipada do ministro pegou de surpresa mesmo os colegas mais próximos. "Todos nós sabemos que a correnteza do tempo, mais dia menos dia, termina por nos envolver com suas ondas azuis", disse o ministro homenageador. "E, frequentemente, nos espantamos com a constatação de como o percurso foi rápido e como o futuro chega com tanta prematuridade, acrescentou.

De acordo com ele, a convivência com a produtividade e a qualidade dos julgamentos de Asfor Rocha foi motivadora. Ele foi importante especialmente na elaboração de "certos padrões" do Direito Público e Privado, demonstrando sua visão equilibrada sobre os mais diversos assuntos.

Carreira

Além de ter presidido o STJ, Cesar Asfor Rocha comandou a Turma Nacional de Uniformização das Decisões dos Juizados Especiais Federais, o Fórum Nacional de Corregedores da Justiça Federal e a Comissão Nacional Permanente dos Juizados Especiais Federais. Atuou também como corregedor nacional de Justiça, coordenador geral da Justiça Federal, ministro do TSE e corregedor geral da Justiça Eleitoral.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025