Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Flores do Cárcere"

Veja quem ganhou o livro "Flores do Cárcere".

29/11/2012

Como vivem as mulheres dentro de uma prisão ? Que tipos de crimes cometeram ? No livro "Flores do Cárcere" (242p.), Flavia Ribeiro de Castro expõe a realidade de 160 mulheres de uma cadeia feminina.

Muitas questões motivaram Flavia Ribeiro de Castro a realizar um trabalho voluntário dentro da Cadeia Pública Feminina de Santos, no ano de 2005. O projeto, chamado Educação para Convivência, foi tão bem sucedido que acabou rendendo um livro, Flores do Cárcere, em que Flavia relata o período em que frequentou regularmente a
prisão.

"Nossa missão inicial era promover uma cultura de paz e inclusão dentro da cadeia", conta Flavia. Um objetivo audacioso alcançado por meio de diversas ações, entre elas, a formação de um coral, a produção de um jornal interno e um desfile em homenagem à diversidade e à beleza feminina. Além do aumento da autoestima das detentas — um inegável ponto positivo — Flavia registrou outro resultado importante: o desenvolvimento da consciência individual e coletiva daquelas 160 mulheres que convivem na cadeia.

Amor, espiritualidade, respeito, responsabilidade, compaixão e solidariedade. Foi a partir destes valores que Flavia desenvolveu iniciativas determinantes para melhorar a
convivência entre as mulheres. "As ações resultaram no fim das rivalidades internas e rebeliões, no crescimento pessoal e espiritual de cada uma, e no resgate da capacidade de sonhar e da liberdade de escolher novos caminhos para o futuro", revela Flavia, formada em administração de empresas na USP, mas há muitos anos no terceiro setor.

Sobre a autora :

Flavia Ribeiro de Castro é formada em Administração de Empresas pela USP, aplica os conhecimentos nos campos educacional e social. Trabalhou com crianças carentes, jovens com direitos violados e adultos analfabetos. Atuou em abrigos, favelas e pequenas comunidades rurais. Foi diretora de escola formal e coordenadora de Educação de jovens e Adultos, no município de São Sebastião. Foi diretora do Abrigo Butant e membro do conselho da Cruzada Pró-Infância. Em 2006 fundou a ONG Educaalma que desenvolve projetos de Educação para a Convivência. No trabalho voluntário dedicado às causas sociais, Flavia encontrou uma maneira de entender melhor o mundo e sua história pessoal.

__________

Ganhador :

Rafael Araujo dos Santos, da Argix Moveis, de Ribeirão Preto/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025