Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da "Revista de Direito Notarial"

Veja quem ganhou a "Revista de Direito Notarial".

23/1/2013

A "Revista de Direito Notarial" (Quartier Latin – nº 4 - 253p.), publicação do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), compila importantes temas desenvolvidos por articulistas que elucidam questões inéditas sobre a doutrina notarial.

"É com muita honra que oferecemos o quarto volume da Revista de Direito Notarial, idealizada com o mesmo propósito das edições anteriores de levar aos notários e entusiastas da atividade uma ferramenta de estudo dinâmica e atual.

Esse veículo informativo é um dos resultados concretos da tentativa de desmistificar o ofício notarial, uma iniciativa decorrente da visão realista do momento em que a atividade se insere no panorama jurídico-social.

Lembremos sempre que nossa função não se encerra em ser delegado de um serviço público, mas sim no dever de servir à população, que permite e apoia esse milenar trabalho.

Assim, a manutenção da atividade depende diretamente da imersão na doutrina, jurisprudência e prudência notarial, o que nos remete a uma conclusão clara e pragmática: passa da hora de nos dedicarmos à criação de uma faceta teórico-científica especialmente voltada para a projeção de como será a atuação do Notário no futuro.

Hoje, o conhecimento se propaga rapidamente e gera para aqueles que contratam qualquer tipo de serviço uma expectativa não mais desinteressada ou ignorante, mas complexa e acompanhada de pesquisa e questionamentos sobre o objeto contratado. Para sobreviver no mundo "Google" é preciso entender com precisão onde e como o Notário deve atuar para apresentar soluções inovadoras que interessem econômica e estruturalmente à sociedade.

Nessa linha, a presente edição apresenta o parecer do professor Gustavo Tepedino para tratar do tema da Alienação Fiduciária. O estudo é de extrema relevância para entender os parâmetros atuais na formalização de negócios jurídicos que envolvam esse tipo de garantia legal e de como os Tabeliães de Notas se posicionarão frente a este instituto.

A publicação compila importantes temas desenvolvidos por articulistas que se debruçaram e dedicaram tempo para elucidar questões inéditas na doutrina notarial, dentre eles, Regina Beatriz Tavares da Silva, Maurício Zockun, Ivan Jacopetti do Lago, Juliana Junko Edagi, Mauro Barrionuevo Bertochi, Alison Cleber Francisco, Gladys Andrea Francisco Caltram, além da doutrina estrangeira que segue a mesma linha
". Mateus Brandão Mchado

__________

Ganhador :

Antonio Braga Castelo Branco, advogado em Teresina/PI

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024