Migalhas Quentes

Peticionamento eletrônico volta a ser obrigatório em PE

Um dos conselheiros entendeu não ser viável do ponto de vista técnico e operacional a solução de manter o processo físico paralelemente ao eletrônico.

5/2/2013

O plenário do CNJ cassou, por maioria, liminar concedida pelo conselheiro Emmanoel Campelo suspendendo o uso exclusivo do peticionamento eletrônico na Justiças Federal, estadual e trabalhista de PE. A decisão do plenário seguiu divergência aberta pelo conselheiro Carlos Alberto Reis de Paula.

Primeiro a acompanhar a divergência, conselheiro Wellington Saraiva defendeu não ser viável do ponto de vista técnico e operacional a solução de manter, paralelamente ao modelo do PJe, expediente físico dos processos nas varas onde a ferramenta eletrônica já funciona. "O Conselho Superior da Justiça do Trabalho demonstrou essa impossibilidade, até porque as varas migram para o modelo do PJe, são informatizadas para funcionar exclusivamente de forma digital. E essa é justamente a intenção do PJe", afirmou.

O conselheiro também lembrou que durante a instalação do PJe, o Poder Judiciário oferece máquinas e servidores para auxiliar os advogados a digitalizar as petições quando estes não sabem como fazê-lo. "Pelo que consta dos autos, esses três ramos do Judiciário no estado de Pernambuco adotam os mecanismos de segurança de transição de modelo previstos na Lei nº 11.419/2006", disse.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ suspende obrigatoriedade do peticionamento eletrônico em PE

4/2/2013
Migalhas Quentes

Peticionamento eletrônico: medidas auxiliam trabalho do advogado em SP

17/1/2013

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025