Migalhas Quentes

Os escolhidos

Lula anuncia os três novos ministros do STF

8/5/2003

 

Lula anuncia os três novos ministros do STF

Lula anunciou os nomes dos três juristas escolhidos por ele para ocuparem cadeiras no STF. Sem nenhuma surpresa, os indicados para as vagas de ministros do STF são o desembargador paulista Cézar Peluso, o advogado sergipano Carlos Ayres Brito e o procurador da República no Rio de Janeiro Joaquim Barbosa, um negro especializado no estudo de ações de combate a preconceitos contra minorias.

Os três, que devem assumir em agosto, vão ocupar as vagas de Moreira Alves, Sydney Sanches e Ilmar Galvão, ministros que tiveram de se aposentar compulsoriamente porque completaram 70 anos de idade.

Daqui a um ano, Lula indicará um outro ministro para o Supremo, na vaga de Maurício Corrêa, e, no final do governo, terá nova chance de nomear um jurista para o tribunal, com a aposentadoria de Carlos Velloso, em janeiro de 2006. Em seu governo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso indicou apenas três ministros para o STF: o seu ex-ministro da Justiça Nelson Jobim, a juíza Ellen Gracie e o ex-advogado-geral da União Gilmar Mendes.

Conforme o ritual de indicação, antes de assumirem suas cadeiras no STF, os escolhidos por Lula serão sabatinados pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma mensagem da presidência com os nomes dos indicados deverá ser enviada amanhã ao Senado.

Normalmente, essas sabatinas são apenas protocolares e ocorrem umas três semanas após a indicação. Depois de aprovados na CCJ, os nomes são submetidos a votação no plenário do Senado. Apenas após isso, os juristas são nomeados para o Supremo. Normalmente, esse processo dura entre dois e três meses.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT-3 mantém indenização a faxineira de condomínio assediada por zelador

4/12/2025

Gustavo Justino participa de encerramento da "Pós em Direito Público"

4/12/2025

TST restabelece benefícios a trabalhador aposentado por invalidez acidentária

4/12/2025

STF julga acordo de desestatização entre União e Eletrobras

4/12/2025

Silveiro Advogados anuncia nova sócia na área de Direito Ambiental

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária: Setor pet é saúde? Vai ficar mais caro?

4/12/2025

A responsabilidade do parecerista sob o olhar do TCE/PE

4/12/2025

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025