Migalhas Quentes

Toma posse o secretário da Reforma do Judiciário

Sérgio Renault é o comandante da nova secretaria

8/5/2003

 

Toma posse o secretário de Reforma do Judiciário

O advogado Sérgio Renault tomou posse ontem como titular da Secretaria de Reforma do Judiciário, órgão criado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para avaliar a Justiça e propor mudanças no funcionamento de tribunais. De acordo com Bastos, a criação da secretaria " representa o apreço que o governo Lula tem pelo Judiciário".

A partir de agora, Renault terá um ano para fazer o diagnóstico e elaborar a proposta de reforma do Judiciário. Entre as principais idéias do governo estão o controle externo e a criação de mecanismos que facilitem o acesso da população de baixa renda à Justiça.

Mas tudo indica que a reforma com controle externo do Judiciário não será uma tarefa fácil. Nenhum presidente de tribunal superior compareceu à posse de Renault, que terá como uma de suas atribuições a busca de apoio dos altos escalões da magistratura para a reforma. A maioria deles alegou ter sido impedido de comparecer à posse de Renault por causa de outros compromissos.

Apenas o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Francisco Fausto, admitiu ter boicotado a solenidade. Da Praia Grande (SP), onde participava de um congresso, Fausto disse que, se estivesse em Brasília, não iria. "A reforma do Judiciário interessa à comunidade, mas o Judiciário está sendo tratado como uma agência do Executivo", disse ele. "Não poderíamos criar no Judiciário uma secretaria para tratar da reforma do Executivo ou do Legislativo."

Durante a posse, o ministro reconheceu que não é fácil promover uma reforma na Justiça. "Se fosse, já teria sido feita há décadas", disse. "Mas estamos convencidos de que só se construirá uma democracia no Brasil com um Judiciário forte, democrático e oxigenado."

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT-3 mantém indenização a faxineira de condomínio assediada por zelador

4/12/2025

Gustavo Justino participa de encerramento da "Pós em Direito Público"

4/12/2025

TST restabelece benefícios a trabalhador aposentado por invalidez acidentária

4/12/2025

STF julga acordo de desestatização entre União e Eletrobras

4/12/2025

Silveiro Advogados anuncia nova sócia na área de Direito Ambiental

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária: Setor pet é saúde? Vai ficar mais caro?

4/12/2025

A responsabilidade do parecerista sob o olhar do TCE/PE

4/12/2025

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025