Migalhas Quentes

Escolha de metade do Órgão Especial do TJ/RS ocorrerá em dezembro

x

8/11/2005

 

Escolha de metade do Órgão Especial do TJ/RS ocorrerá em dezembro

 

O Tribunal Pleno do TJ/RS deliberou ontem que será realizada eleição de 12 membros do Órgão Especial já neste ano, no mês de dezembro. Os mandatos serão de dois anos, sendo que os magistrados poderão ser reeleitos uma vez. O pleito ocorrerá quando da escolha da Administração. O TJ/RS é o primeiro, entre os 11 Tribunais do País, que possuem Órgão Especial, a implantar a determinação estabelecida pela EC n° 45.

Art. 93

 

(...)

 

XI – nos tribunais com número superior a 25 julgadores, poderá ser constituído Órgão Especial, com o mínimo de onze e o máximo de 25 membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antigüidade e a outra metade por eleição pelo Tribunal Pleno; (redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) 

Ao final da reunião o Presidente do Tribunal de Justiça destacou a ousadia de avançar: “Nós, Juízes, não podemos ficar parados no tempo, temos que inovar, inclusive no campo da oxigenação interna”. O Desembargador Osvaldo Stefanello assegurou que a transição não irá afetar a estabilidade jurídica das decisões do Órgão Especial.  O magistrado salientou o entendimento de que a norma constitucional tem eficácia imediata e auto-aplicável, não havendo necessidade de aguardar alteração na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).

 

As novas definições alteram o art. 7° do Regimento Interno do Tribunal de Justiça, e foram aprovadas nos termos propostos pelo relator da Emenda Regimental, Desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello. “Esse é um passo histórico e mantém nossa tradição de pioneirismo”, declarou, ressaltando a democratização interna e capacidade de autogoverno do Judiciário gaúcho.

 

A eleição para os dirigentes do TJ para o biênio 2006/2007 ocorrerá em 19/12. Após, na mesma sessão, será votada a renovação de 50% do Órgão Especial, observada a ordem decrescente dos votos. O Presidente do TJ será excluído do cálculo da metade do Órgão, que é constituído por 25 integrantes.

 

Órgão Especial 

 

Tem competência para exercer atividades do Tribunal Pleno, tanto no âmbito administrativo como jurisdicional. Suas sessões são presididas pelo Presidente do Tribunal, e no seu impedimento, sucessivamente, pelos Vice-Presidentes ou pelo Desembargador mais antigo. No TJ/RS, é composto pelos 25 desembargadores mais antigos, respeitada a representação do quinto constitucional. Reúne-se em sessão ordinária nas segundas-feiras e extraordinariamente quando convocado pelo Presidente, ou pelo requerimento de 1/3 de seus integrantes.

 

Tem entre as matérias de sua competência o julgamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINs), pedidos de intervenção nos Municípios e no Estado, ações cíveis contra o Governador do Estado,  infrações penais comuns - inclusive as dolosas contra a vida e os crimes de responsabilidade - contra Deputados Estaduais, Juízes Estaduais, os membros do Ministério Público Estadual, o Procurador-Geral do Estado e os Secretários de Estado, infrações penais comuns contra o Vice-Governador. 

 

___________________

 

 
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST restabelece benefícios a trabalhador aposentado por invalidez acidentária

4/12/2025

STF julga acordo de desestatização entre União e Eletrobras

4/12/2025

Silveiro Advogados anuncia nova sócia na área de Direito Ambiental

4/12/2025

Mulher fica paraplégica após cair de sacada; Airbnb pagará tratamento

4/12/2025

Para Gilmar, lei do Impeachment caducou e nega tese de proteção do STF

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária: Setor pet é saúde? Vai ficar mais caro?

4/12/2025

A responsabilidade do parecerista sob o olhar do TCE/PE

4/12/2025

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025