Migalhas Quentes

Suspensa sentença que anulava eleição na OAB de Vila Velha

Decisão é do desembargador Reis Friede, do TRF da 2ª região.

24/1/2014

Nesta terça-feira, 21, o desembargador Reis Friede, do TRF da 2ª região, suspendeu os efeitos de decisão de 1ª instância que anulava as eleições de 2012 na subseção da OAB/ES em Vila Velha. Liminar foi concedida à medida cautelar interposta pela seccional capixaba da Ordem.

Em dezembro de 2013, o juiz Federal Roberto Gil Leal Faria, da 3ª vara Federal Cível de Vitória, havia acatado parcialmente as irregularidades apontadas na ação do candidato Gustavo Bassini, que alegou, entre outros argumentos, participação de servidores da OAB/ES em atividades de campanha eleitoral, o que viola as normas que regem a eleição.

Na ocasião, Leal Faria determinou novas eleições deveriam ocorrer dentro do prazo de 45 dias, a contar do dia 7/1/14. De acordo com a decisão, as chapas seriam as mesmas inscritas anteriormente.

A OAB/ES então propôs medida cautelar, sob o argumento de que a antecipação de tutela concedida pelo juízo de 1º grau é irregular, uma vez que há interferência do Poder Judicial no processo eleitoral da entidade. Aduziu, também, a existência de periculum in mora, diante da iminência do término do prazo para a publicação de edital de convocação para o novo pleito.

Os argumentos foram julgados procedentes por Reis Friede, que suspendeu o prazo para cumprimento da antecipação de tutela, até o julgamento final da medida cautelar ou até que sobrevenha decisão judicial apreciando o pedido de atribuição de efeito suspensivo à apelação interposta pela OAB/ES.

  • Processo: 0000655-86.2014.4.02.0000

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB de Vila Velha/ES deve realizar novas eleições

8/12/2013

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025