Migalhas Quentes

Autenticação bancária ilegível não prova recolhimento do depósito recursal

A autenticação bancária é que confere validade ao documento e se ela não é legível, deve ser considerado não comprovado o recolhimento, o que leva à inadmissibilidade do apelo por deserção.

9/3/2014

Autenticação bancária ilegível não prova recolhimento do depósito recursal. Entendimento é da 1ª turma do TRT da 3ª região que não conheceu recurso de usina apresentado por do E-DOC.

No caso em questão, a guia de recolhimento foi enviada com as razões recursais, mas não foi possível verificar o valor recolhido na autenticação bancária constante da guia. Diante disso, a juíza convocada Maria Cecília Alves Pinto, relatora, entendeu estar ausente um dos pressupostos objetivos de conhecimento do recurso, nos da CLT: o preparo.

Segundo a magistrada, a autenticação bancária é que confere validade ao documento e se ela não é legível, deve ser considerado não comprovado o recolhimento, o que leva à inadmissibilidade do apelo por deserção.

Em seu voto, a juíza lembrou que o TST dispôs que a prática de atos processuais por meio eletrônico é um serviço facultativo e será feita pela utilização do E-DOC. Ressaltou, também, que normas do TRT da 3ª região impuseram ao usuário o dever de zelar pela legibilidade dos documentos e peças processuais transmitidas eletronicamente.

"No caso em tela, há vício na digitalização do comprovante de depósito recursal, tendo em vista a ausência de autenticação bancária legível, sendo certo que tal ato é de inteira responsabilidade da recorrente, nos termos da legislação acima mencionada", concluiu a relatora que não conheceu o recurso.

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT-3 mantém indenização a faxineira de condomínio assediada por zelador

4/12/2025

Gustavo Justino participa de encerramento da "Pós em Direito Público"

4/12/2025

TST restabelece benefícios a trabalhador aposentado por invalidez acidentária

4/12/2025

STF julga acordo de desestatização entre União e Eletrobras

4/12/2025

Silveiro Advogados anuncia nova sócia na área de Direito Ambiental

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária: Setor pet é saúde? Vai ficar mais caro?

4/12/2025

A responsabilidade do parecerista sob o olhar do TCE/PE

4/12/2025

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025