Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Decisão Judicial e Discricionariedade"

A obra "Decisão Judicial e Discricionariedade" analisa o poder discricionário dos juízes sob o âmbito das sentenças determinativas.

3/4/2014

A obra "Decisão Judicial e Discricionariedade" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 221p.), de Carmen Ligia de Andrade Nery, do escritório Nery Advogados, analisa o poder discricionário dos juízes sob o âmbito das sentenças determinativas.

Ideal para aqueles que desejam dar um salto em direção à superação das diversas formas de positivismo. A autora busca, seguindo um enfoque constitucional e filosófico adequado, oferecer novos parâmetros a partir da estrutura delimitada pelo contemporâneo conceito de norma e pela necessidade de fundamentação na complementação do tipo legal certo.

A obra é complementada por alguns julgados decididos por meio de sentença determinativa com o intuito de analisar o elemento de historicidade das decisões e, assim, a coerência e integridade na aplicação de textos normativos de conteúdo vago.
A sentença determinativa trabalha com textos normativos abertos semanticamente, deixando claro o papel criador de direito exercido pelo juiz na prolação da sentença.

O livro mostra as dificuldades enfrentadas pela doutrina na conceituação dessa sentença quando analisada a partir de suas premissas teóricas clássicas.

Sobre a autora :

Carmen Ligia de Andrade Nery é advogada do escritório Nery advogados. Mestre e doutoranda em Direito pela PUC/SP e especialista em administração legal para advogados pela FGV/SP. Bacharel em Direito pela Mackenzie e membro do corpo editorial da Revista de Direito Privado, publicada pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais.

__________

Ganhador :

__________




Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025