Migalhas Quentes

TJ/RJ divulga balanço de ocorrências no Maracanã e nos aeroportos em 15 dias de Copa

Em todos os quatro jogos houve algum tipo de ocorrência.

29/6/2014

O Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do TJ/RJ realizou 14 audiências durante as quatro partidas da Copa do Mundo disputadas no Maracanã - Argentina x Bósnia (15/06); Espanha x Chile (18/06); Bélgica x Rússia (22/06); Equador x França (25/06).

Do total, 11 desencadearam em transações penais, pagamento de cestas básicas e/ou multas e três foram arquivadas. Em todos os quatro jogos houve algum tipo de ocorrência.

Na partida mais recente, entre Equador e França, as infrações foram provocadas por torcedores de diferentes nacionalidades. Um torcedor uruguaio invadiu o Maracanã sem portar ingresso ou credencial, e foi detido pelos seguranças do estádio. Outro torcedor – um francês – foi denunciado pelo MP após ser detido por desacato a policiais. Um segundo torcedor francês teve que ser conduzido para as dependências do juizado depois de ter arremessado o próprio calçado no campo. Três torcedoras argentinas foram conduzidas à delegacia acusadas de portarem maconha. Por fim, foi registrada uma troca de agressões entre um torcedor do Equador e um brasileiro.

A partida entre Bélgica x Rússia foi a que registrou a menor quantidade de ocorrências: houve uma audiência porque o réu foi enquadrado por transportar drogas. O jogo entre Espanha x Chile computou o maior registro de audiências: foram seis, com crimes que variaram do descumprimento do Estatuto do Torcedor e cambismo. Além disso, foram proferidas seis decisões de conversão em prisão preventiva contra torcedores chilenos que usavam credenciais falsificadas da Fifa. E um dado importante: no episódio envolvendo os 87 chilenos que invadiram o Centro de Imprensa do Maracanã, o juiz de plantão – Alexandre Pimentel Cruz – determinou que eles fossem transferidos para a Cidade da Polícia com escolta da Polícia Federal. Na primeira partida da Copa realizada no Maracanã – Argentina x Bósnia – houve cinco encaminhamentos à Polícia Federal e um total de três audiências realizadas.

Aeroportos

No mês de junho, os juizados dos aeroportos do Rio registraram um total de 137 reclamações envolvendo cancelamentos e atrasos nos voos. No Aeroporto Santos Dumont, foram contabilizadas 57 reclamações por cancelamento e 33 atrasos. Já no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o juizado local registrou 26 atrasos e 21 cancelamentos.

Somando os dois juizados, foram anotadas 225 pedidos de orientação aos passageiros. O índice de acordos firmado entre companhias aéreas e clientes também foi considerável: entre os dias 5 e 23 deste mês, houve um total de 100% de acordos em 11 dias no Tom Jobim.

Já no Santos Dumont, o que chamou atenção foram os problemas no serviço de transporte de bagagem: houve 21 reclamações por extravio, 21 por defeito no serviço, sete casos de furto e oito relacionados a dano e violação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024