Migalhas Quentes

Suspenso julgamento sobre ação rescisória no caso do IPI alíquota zero

Ministra Cármen Lúcia pediu vista.

11/9/2014

A ministra Cármen Lúcia pediu vista durante julgamento do RExt 590.809, no qual está em discussão saber é cabível a ação rescisória para desconstituir julgado com base em nova jurisprudência do Supremo e se possíveis os créditos referentes às aquisições de insumos isentos, com alíquota zero, não tributados ou imunes ao IPI.

A Metabel Indústria Metalúrgica Ltda. interpôs recurso extraordinário contra acórdão do TRF da 4ª região que deu provimento à ação rescisória e não reconheceu o direito do contribuinte de creditar valor a título de IPI em decorrência da aquisição de insumos isentos, não tributados ou sujeitos à alíquota zero.

Alega a indústria que o acórdão recorrido viola os princípios da segurança jurídica e da estabilidade das relações sociais, pois foi reconhecido o creditamento com base em jurisprudência consolidada pelos tribunais em determinado período.

Segurança da coisa julgada

Ao votar, o ministro Marco Aurélio, relator, opinou que a rescisória deve ser reservada para ações excepcionais. Ao afirmar que no caso pretende-se o uso da rescisória como mecanismo de uniformização de interpretação da CF, concluiu não ser possível admiti-la sob “pena de desprezo da garantia da coisa julgada”.

Assim, conheceu do RExt e assentou a improcedência do pedido rescisório mantendo incólume o acórdão no tocante ao direito da recorrente quanto aos créditos referentes às aquisições de insumos isentos, com alíquota zero, não tributados ou imunes ao IPI.

O ministro Fux ponderou que a decisão é emblemática. “Na qualidade de integrante da comissão do novo CPC procuramos empreender uma força obrigatória à jurisprudência do STF e dos tribunais superiores, mas ela deve ser estável e conferir segurança jurídica. Há um capítulo inteiro dedicado a isso, à segurança jurídica. Ainda que o recurso seja inadmissível mas a tese ventilada seja importante para a evolução do direito, a tese objetivamente deve ser apreciada. Isso é importantíssimo. O cidadão tem que ter previsibilidade, segurança. Se a tese é desfavorável à Fazenda ela não tem que devolver o valor ao contribuinte. Agora o contrário, o contribuinte pode ir à bancarrota.”

O ministro Marco Aurélio ainda afirmou: “Uma sadia politica judiciária deve estar assentada em atos que levem os demais tribunais do país a observarem os pronunciamentos do Supremo.

Logo após, a ministra Cármen Lúcia pediu vista antecipada, prometendo liberar o processo para julgamento ainda neste mês. Há 549 feitos sobrestados aguardando a decisão da Corte quanto ao RExt.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024