Migalhas Quentes

União deve indenizar por cancelamento indevido de CPF

Cidadão receberá R$ 3 mil a título de danos morais.

8/2/2015

Cidadão que teve CPF cancelado indevidamente deve receber indenização por danos morais da União. Decisão é da 8ª turma Especializada do TRF da 2ª região.

O homem teve seus documentos extraviados em 1983, e comunicou o ocorrido à Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. No entanto, em 2002, ao fazer sua Declaração Anual de Isento à RF, descobriu que teve seu CPF suspenso alguns meses após o extravio, por estar vinculado a pessoa jurídica no Estado do Pará. Por fim, mesmo com a instauração de processo administrativo, o autor só conseguiu a reativação do documento em 2004. Então, ajuizou ação pedindo a condenação da União a título de danos morais.

Em 1ª instância, o pedido foi julgado improcedente. Na apelação, o autor sustentou que a Constituição consagrou a teoria da responsabilidade objetiva quanto aos danos causados pelas pessoas jurídicas de direito público, por intermédio de seus agentes, a terceiros; que o fato de ter seu CPF cancelado já demonstra a existência do dano moral, e que a jurisprudência do STJ corrobora suas alegações.

O juiz federal convocado Luiz Norton Baptista de Mattos, relator do processo no TRF da 2ª região, reformou a sentença. O magistrado deu provimento à apelação e fixou a indenização em R$ 3 mil.

"O autor permaneceu com seu CPF cancelado por mais de dois anos, por força da demora do trâmite do respectivo processo administrativo, o que sem dúvida pressupõe a ocorrência de dano pela má atuação do serviço público."

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Gustavo Justino destaca avanços da consensualidade no Direito Público

4/12/2025

AGU pede que Gilmar reconsidere suspensão de trechos da lei do impeachment

4/12/2025

STJ define indicados para vagas no CNJ e no CNMP

4/12/2025

CCJ da Câmara aprova revogação da lei da alienação parental

4/12/2025

Especialistas avaliam impacto do novo marco regulatório do BaaS

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária - Adaptação ao princípio do destino

4/12/2025

Insegurança jurídica na responsabilização de empresas aéreas por atrasos e cancelamentos de voos em virtude de eventos meteorológicos

4/12/2025

A duração do processo judicial

4/12/2025

STF e a indústria do dano moral aéreo

4/12/2025

A última fronteira da advocacia: A escuta ativa do cliente

4/12/2025