Migalhas Quentes

Advogados do PA protestam por melhorias no Poder Judiciário

Causídicos reclamam da falta de infraestrutura nos fóruns das comarcas do interior e a ausência de convocação de juízes e servidores.

11/12/2015

Na última quinta-feira, 10, data em que se comemorou a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, os advogados paraenses fizeram um protesto em defesa do Poder Judiciário. Na pauta das manifestações organizadas pela OAB/PA: a falta de infraestrutura nos fóruns das comarcas do interior e a ausência de convocação de juízes e servidores aprovados em concurso do TJ/PA no ano passado.

Em Belém, o ato público foi realizado em frente ao Fórum Cível da Capital e contou com a participação de mais de 500 pessoas, dentre membros da OAB e representantes de entidades da sociedade civil organizada. No interior do estado, o ato ocorreu nas 24 subseções da Ordem no Estado (Abaetetuba, Altamira, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Marajó, Monte Alegre, Monte Dourado, Novo Progresso, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santa Izabel, Xinguara, entre outras).

 

O presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, afirmou que foi a primeira manifestação da OAB em conjunto com a sociedade. Ao frisar que o Tribunal de Justiça recebe R$ 1 bilhão do orçamento do Estado para prestação jurisdicional, Vasconcelos denunciou que “não há um juiz no Pará que não responda por mais de uma Vara”. Ainda em seu pronunciamento, o presidente seccional afirmou que o judiciário paraense está fechado. “Ele não quer ouvir ninguém, está de costas para a nossa sociedade e suas necessidades e é incapaz de cumprir decisões que ele mesmo propalou. Esse judiciário foi feito para defender os interesses dos poderosos em detrimento dos cidadãos que mais necessitam”.

Confira algumas das fotos dos atos.

____________

Fotos: Yan Fernandes.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogados do PA irão protestar por melhorias no Poder Judiciário

8/12/2015

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025