Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Eqüidade, Proporcionalidade e Razoabilidade"

19/4/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou quatro exemplares do livro "Eqüidade, Proporcionalidade e Razoabilidade - Doutrina e Jurisprudência" (311 p.), escrito pelo advogado e professor Luiz Carlos Branco, gentilmente oferecido pela editora RCS. Confira os ganhadores abaixo.

Trata-se de uma obra de manifesto interesse pela importância do tema desenvolvido, cujo conteúdo se revela de elevado nível e com excelente apresentação gráfica, constitui-se num ótimo instrumento de pesquisa para estudantes e operadores do Direito em geral.


A noção de eqüidade remonta a direitos imemoriais. Uma fórmula simples proveniente do direito romano que determina uma relação social estruturada em standarts legais que justifica, por si só, a eqüidade como motivo basilar da dogmatização peculiar no direito positivo.


Em contrapartida à justificação do direito positivo pela Justiça, negou-se, muitas vezes, a aplicação estrita do brocardo non omine quod licet honestun est. Diante desta expressão, pode-se entender que as regras legais positivadas, levam em seu bojo, todos os conteúdos valorativos desenvolvidos pela raça humana e o resultado de sua interpretação poderá levar os aplicadores do direito à formalização da injustiça em consonância com a segurança jurídica, informada pelo princípio da legalidade.


Há ainda, nos dias de hoje, aqueles que pensam segundo o brocardo non omine quod licet honestun est. Seria, contudo, lamentavelmente, esvaziar todo o perfil valorativo non omine quod licet honestun est direito positivo, como se apenas existisse um único prisma hermenêutico: o da interpretação literal.


Luiz Carlos Branco

é advogado, Especialista <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Privado">em Direito Privado, Mestre <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Civil">em Direito Civil, Professor Titular de Direito, Membro Titular da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas.
_________________

Ganhadores:
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024