Migalhas Quentes

Recepcionista da Codhab será indenizada por ser obrigada a fazer campanha política para PT

A indenização de R$ 30 mil deverá ser paga solidariamente pela empresa terceirizada, pela Codhab e pelo PT.

1/3/2016

Uma recepcionista da empresa Projebel, que prestava serviços à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF - Codhab, será indenizada em R$ 30 mil por danos morais, em razão de ter sido coagida a fazer campanha política para o PT, no período de setembro a outubro de 2014. A Projebel, a Codhab e o PT deverão arcar solidariamente com a indenização.

A autora alega que, dois meses antes das eleições, foi obrigada a comparecer a manifestações em Brasília, portando camisetas, bandeiras, crachás, bonés, adesivos, panfletos, apitos e santinhos, fazendo propaganda política a candidatos do PT à presidência da República, Senado e governo do DF. Tudo isso sob ameaça de ser demitida.

Em sua defesa, a Projebel negou os fatos, dizendo que nunca teve conhecimento disso. Já a Codhab afirmou que nunca se aproveitou de eventual trabalho de campanha política executada pela autora. O PT, por sua vez, alegou que não contratou os serviços da recepcionista ou lhe atribuiu qualquer tarefa.

Entretanto, a juíza do Trabalho substituta Érica de Oliveira Angoti, da 7ª vara de Brasília, observou que restou cabalmente comprovado que a reclamante e colegas foram obrigados a fazer campanha política e que aqueles que se negaram foram demitidos.

"O que se depreende da prova dos autos é que o terceiro reclamado [PT] lançou suas ramificações para dentro da segunda reclamada [Codhab], empresa pública, colocando seu pessoal em cargos diretivos, e, por ordem de tais pessoas, a autora foi obrigada a fazer campanha política para o PT, como se verdadeira eleitora sua fosse, para usar as suas próprias palavras."

Assim, a magistrada concluiu que "houve agressão à honra e à dignidade da autora no meio ambiente laboral", fixando a indenização por dano moral

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025