Migalhas Quentes

Resultado da obra "Dolo Penal e Sua Prova"

Livro recomendado para os operadores do Direito interessados no processo penal, tais como advogados, defensores, juízes e membros do MP.

29/3/2016

Na obra "Dolo Penal e Sua Prova" (Atlas – 324p.), o autor Pedro Jorge Costa define o conceito de dolo e a forma de prova de seus elementos empíricos no Direito penal brasileiro contemporâneo.

Depois de abordar as origens do conceito na Grécia antiga e a sua positivação em Roma, o texto passa às formulações do dolo na Idade Média, na Idade Moderna e às teorias contemporâneas do dolo. Nessa esteira, entendeu o autor pela inservibilidade dessas teorias no Direito brasileiro atual e pela necessidade de estudo conjunto do conceito de dolo e dos meios de prova de seus elementos empíricos. Por isso, cuida da questão da verdade e dos meios de prova dos elementos empíricos do dolo, concluindo-se que todos servem à demonstração em juízo do comportamento e seu contexto, constitutivos dos estados mentais. Fixadas essas premissas, delimitou-se o conceito de dolo no Brasil, entendido pela adoção de uma teoria da vontade para o dolo direto de primeiro grau e da probabilidade para o dolo direto de segundo grau e o dolo eventual. Mostra o texto que esses conceitos têm elementos empíricos passíveis de prova, inclusive se apontando as regras para a constatação da representação e da intenção do agente. Comprovando-se a capacidade de rendimento da ideia da necessidade de estudo conjunto do dolo e da prova de seus elementos empíricos, trata-se da cegueira perante os fatos e da ignorância deliberada no âmbito dos sistemas de Direito continental. Admitiu-se, por fim, que a modalidade de dolo repercute na dosimetria da pena. Livro recomendado para os operadores do Direito interessados no processo penal, tais como advogados, defensores, juízes e membros do MP. Leitura complementar para as disciplinas Teoria do Delito, Parte Geral do Direito Penal, História do Direito Penal, Processo Penal e Teoria da Prova dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

Sobre o autor:

Pedro Jorge Costa é procurador da República no Estado de Pernambuco com atuação na área criminal. Bacharel em Direito, mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autor/organizador de livros e artigos em periódicos especializados em sua área de atuação.

___________

Ganhador:

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025