Migalhas Quentes

Companhia indenizará condomínio por falta de água durante alta temporada

Para TJ/SC, houve "induvidosa falha na prestação de serviço".

17/12/2016

A 1ª câmara de Direito Público do TJ/SC manteve sentença que condenou companhia responsável pelo fornecimento de água em cidade do litoral norte catarinense por desabastecimento e por problemas em seu fornecimento.

A ré terá que indenizar um condomínio da região no valor despendido por seus moradores para a aquisição de água junto a terceiros, descontado o montante que o edifício pagaria normalmente ao fornecedor primário.

O condomínio residencial e comercial comprovou nos autos que foi obrigado a comprar diversas cargas de água potável de empresas terceirizadas, de forma que acumulou prejuízos a cada entrega em suas dependências.

A empresa, por sua vez, ressaltou que a superlotação em época de veraneio, aliada ao baixo reservatório, causaram a situação. Citou ainda como fator de influência a forte estiagem que sempre abate toda a região nos períodos de final de ano.

Para o desembargador Luiz Fernando Boller, relator da apelação, o aumento populacional, registrado no município em razão do veraneio, não justifica a deficiência na prestação do serviço, estando, ao contrário, atrelado ao risco da atividade.

A empresa, segundo avaliou o desembargador, sabia de antemão da estimativa de incremento turístico em razão da temporada, e as condições de prestação do serviço ficaram claras no edital de concorrência. "As condições climáticas deveriam ter sido previamente consideradas", anotou Boller. Para o órgão julgador, houve "induvidosa falha na prestação de serviço."

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024