Migalhas Quentes

Alexandre Frota não será indenizado por texto que criticou sua visita ao ministro da Educação

Colunista Tony Goes escreveu artigo intitulado "Alexandre Frota é um sintoma da nossa falta de educação".

2/2/2017

O ator e empresário Alexandre Frota teve negado pedido de indenização por danos morais contra a Folha de S. Paulo e o colunista Tony Goes, por um artigo intitulado "Alexandre Frota é um sintoma da nossa falta de educação". A decisão é da juíza de Direito Melissa Bertolucci, da 1ª vara do JEC de SP.

O texto trazia crítica ao fato de Frota visitar o então recém-empossado ministro da Educação, Mendonça Filho, fato que repercutiu negativamente na internet. Na ocasião, o ator sugeriu mudanças no currículo escolar brasileiro.

"Alexandre Frota é uma espécie de bobo da corte pós-moderno, falastrão e hipersexualizado. Chegou a um ponto em que, mesmo que suas propostas para o Ministério da Educação fossem excelentes, elas também não seriam levadas a sério", afirmou Goes na coluna.

Na decisão, a juíza observou que o texto "discorre sobre a repercussão negativa da visita do autor ao Ministro da Educação, para lhe levar sugestões de alteração do currículo escolar brasileiro, e os motivos de tal repercussão, realizando críticas à conduta presente e pretérita do autor, justificando porque qualquer proposta sua nunca seria levada à sério, e imputando-lhe a característica de ser machista, que seria uma patologia social, cujo remédio seria a educação".

Assim, a magistrada considerou que a crítica foi baseada em fatos verdadeiros, dos quais o autor tirou suas próprias conclusões, "que não podem ser consideradas certas ou erradas, já que se trata simplesmente de sua opinião".

"O escritor requerido não faz menção a qualquer fato ou ato da vida privada e íntima do autor. Todos os fatos por ele utilizados para analisar sua conduta e o motivo da repercussão de tal visita são públicos, amplamente noticiados e divulgados pelo próprio autor e meios de comunicação, já que artista com grande espaço na mídia. São atuações suas em filmes, programas de televisão, manifestações nas redes sociais."

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Relatório de transparência salarial em xeque

26/4/2024