Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "ITBI - Doutrina e Prática"

A obra apresenta súmulas do STF no que se refere ao ITBI e índice alfabético remissivo para facilitar os trabalhos dos leitores.

6/2/2017

A obra "ITBI - Doutrina e Prática" (Atlas – 2ª ed. – 240p.), de Kiyoshi Harada, da banca Harada Advogados Associados, trata do imposto sobre transmissão de bens imóveis, conhecido por ITBI, com doutrina e jurisprudência atualizadas.

Divida em oito capítulos, a obra aborda a evolução histórica do ITBI desde o seu advento até a CF/88, a inserção do ITBI no Sistema Tributário Nacional, a discriminação constitucional de impostos, analisando as limitações genéricas ao poder de tributar e aquelas específicas voltadas para o ITBI e as noções básicas sobre a obrigação tributária e os diversos aspectos do fato gerador.

O autor analisa as noções sobre o crédito tributário, o exame do fato gerador do ITBI em seus aspectos nuclear, subjetivo, espacial, quantitativo e temporal, e questões pertinentes à responsabilidade tributária dos notários e dos registradores.

No último capítulo, são examinados 22 casos controvertidos na doutrina e na jurisprudência, apontando para cada um deles a solução reputada mais razoável e acertada.

Sobre o autor :

Kiyoshi Harada é bacharel em Direito pela Fadusp. Especialista em Direito Tributário e Direito Financeiro pela mesma faculdade. Especialista em Teoria Geral do Processo. Mestre em Processo Civil pela UNIP. Professor de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário nos cursos de pós-graduação lato sensu em inúmeras instituições de ensino superior.

___________

Ganhadora :

__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025