Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "ITBI - Doutrina e Prática"

A obra apresenta súmulas do STF no que se refere ao ITBI e índice alfabético remissivo para facilitar os trabalhos dos leitores.

6/2/2017

A obra "ITBI - Doutrina e Prática" (Atlas – 2ª ed. – 240p.), de Kiyoshi Harada, da banca Harada Advogados Associados, trata do imposto sobre transmissão de bens imóveis, conhecido por ITBI, com doutrina e jurisprudência atualizadas.

Divida em oito capítulos, a obra aborda a evolução histórica do ITBI desde o seu advento até a CF/88, a inserção do ITBI no Sistema Tributário Nacional, a discriminação constitucional de impostos, analisando as limitações genéricas ao poder de tributar e aquelas específicas voltadas para o ITBI e as noções básicas sobre a obrigação tributária e os diversos aspectos do fato gerador.

O autor analisa as noções sobre o crédito tributário, o exame do fato gerador do ITBI em seus aspectos nuclear, subjetivo, espacial, quantitativo e temporal, e questões pertinentes à responsabilidade tributária dos notários e dos registradores.

No último capítulo, são examinados 22 casos controvertidos na doutrina e na jurisprudência, apontando para cada um deles a solução reputada mais razoável e acertada.

Sobre o autor :

Kiyoshi Harada é bacharel em Direito pela Fadusp. Especialista em Direito Tributário e Direito Financeiro pela mesma faculdade. Especialista em Teoria Geral do Processo. Mestre em Processo Civil pela UNIP. Professor de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário nos cursos de pós-graduação lato sensu em inúmeras instituições de ensino superior.

___________

Ganhadora :

__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024