Migalhas Quentes

Professor José Rogério Cruz e Tucci lança obra sobre a vida do grande processualista Francesco Carnelutti

O objetivo do livro, segundo o autor, é o de provocar a imaginação a respeito da vida e da obra de Francesco Carnelutti.

18/8/2017

A Editora Migalhas acaba de lançar a obra "Francesco Carnelutti: vida e obra - contribuição para o estudo do processo civil", de autoria do professor José Rogério Cruz e Tucci.

"Francesco Carnelutti foi um scholar completo! É considerado – juntamente com Giuseppe Chiovenda – "ilMaestro", Enrico Redenti e Piero Calamandrei – um dos quatro Patres da moderna ciência processual civil italiana.

Afirmava Carnelutti, em mais de um de seus livros, que "a dogmática, numa palavra, é a busca dos princípios”, e isso explica "o nexo entre a dogmática e o sistema". O maior desafio para o estudioso – conclui – "é a integração da dogmática com a clínica do direito". Especialmente aqueles mais jovens que se interessam pelo direito processual devem "ler, estudar, procurar entender as fórmulas, nas quais são definidos os conceitos indispensáveis para se conhecer teoricamente o processo, tarefa que, de fato, não é muito prazerosa. A satisfação, por certo, virá mais tarde, à época da colheita", vale dizer, no momento de escolher a estratégia e os argumentos perante o caso concreto.

(...)

O objetivo da presente pesquisa, dirigida, em particular, aos meus alunos de pós-graduação, de ontem e de hoje, é o de provocar a imaginação a respeito da vida e da obra de Francesco Carnelutti, um dos mais importantes protagonistas dentre aqueles que fincaram os fundamentos da ciência processual." Professor José Rogério Cruz e Tucci.

 

Conheça também o outro livro do professor José Rogério Cruz e Tucci - "Piero Calamandrei: vida e obra - contribuição para o estudo do processo civil". Clique aqui.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024