Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Sucessões Internacionais no Brasil"

Com uma metodologia inovadora, o autor trata um tema relativamente pouco discutido na literatura jurídica brasileira, mas de enorme importância nos tempos atuais.

19/9/2017

A obra "Sucessões Internacionais no Brasil" (Juruá- 377p.), de Fernando Pedro Meinero, foca sua atenção no instituto do benefício da lei mais favorável presente no artigo 5 da CF/88 e no artigo 10 da Lei de Introdução às Normas do Direito brasileiro.

A primeira impressão que causa a questão das sucessões internacionais é de que se trata de um problema pouco comum e reservado a pessoas donas de grandes fortunas. No entanto, essa impressão dista muito da realidade. Trata-se de algo cada vez mais frequente, decorrente do aumento da mobilidade humana. Essa mobilidade para além das fronteiras dos Estados dá lugar a conflitos de lei nas suas relações pessoais, incluída a questão de como distribuir os seus bens diante do fato inevitável da morte, na convergência de diversas ordens jurídicas.

De onde surgiu esse instituto? Como chegou a ocupar um lugar nas constituições do Brasil? Como ele atua na sucessão? Qual é o impacto diante do princípio da igualdade presente na Constituição Federal?

Para responder essas perguntas o autor propõe um caso prático e a partir dele analisa as normas que determinam a solução de conflitos de leis e de jurisdição no Brasil. Também discute as origens mais remotas do benefício da lei mais favorável e sua chegada no nosso ordenamento jurídico. O estudo revela uma violação do princípio da igualdade entre os herdeiros, apesar de que o instituto se encontre na Constituição Federal.

Sobre o autor:

Fernando Pedro Meinero é doutor em Direito Internacional Privado pela UFRGS. Mestre em Integração Latino-Americana pela UFSC. Abogado pela Universidad Nacional del Litoral, Argentina, com revalidação do título pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Concursado de Direito Internacional na Universidade Federal do Pampa (Campus Santana do Livramento). Professor convidado do Curso de Especialização em Direito Internacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Curso de Especialização em Direito Empresarial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

__________

Ganhador:

Gabriel Diaz Siqueira, de Ribeirão Preto/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024