Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Penal do Ambiente"

A obra aborda temas como meio ambiente (fauna, flora, poluição), patrimônio cultural, ordenação do território, administração ambiental e Biossegurança.

24/10/2017

A obra "Direito Penal do Ambiente" (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais – 6ª edição – 430p.), de Luiz Regis Prado, é a próxima a ser sorteada.

Trata-se o Direito Penal do Ambiente de setor do Direito Penal que versa sobre objeto jurídico de perfil próprio: o ambiente.

Suas características particulares defluem exatamente da natureza ímpar de tal objeto e das peculiaridades inerentes à intervenção penal nesse campo. Despido de autonomia científica, encontra-se indelevelmente submetido aos princípios penais fundamentais e às categorias penais de ordem geral.

A presente obra agasalha praticamente todo o núcleo fundante da tutela penal dos bens jurídicos epigrafados (ambiente, ordenação do território, patrimônio cultural e biossegurança), sendo versada em linguagem clara, precisa e científica, com o intuito de servir como instrumento funcional à interpretação e à aplicação justa e eficaz do Direito Penal do Ambiente.

Esta 6.ª edição do Direito Penal do Ambiente vem devidamente revista, atualizada e ampliada.

Sobre o autor:

Luiz Regis Prado é pós-doutor em Direito Penal pela Universidade de Zaragoza (Espanha). Pós-doutor em Direito Penal Ambiental Comparado pela Universidade Robert Schuman de Strasbourg (França). Doutor e mestre em Direito pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Bacharel em Filosofia pela Universidade de Nancy (França). Professor. Pesquisador e conferencista em Direito Penal. Consultor jurídico.

__________

Ganhador:

Thales Harrysson Silva Cavalcante, de Maceió/AL

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025